PPGBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL - CB DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA - CB Telefone/Ramal: (81) 8164-1131/3045

Banca de DEFESA: HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HENRIQUE RAFAEL PONTES FERREIRA
DATA : 18/09/2024
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

Avaliação de padrões comportamentais em modelos experimentais utilizando diferentes estágios da vida de moscas (Diptera: Sarcophagidae) e implicações para a Entomologia Forense

Desenvolvimento larval. Fotofase. Insetos Sarcosaprofagos. IPM min. Mobilidade Larval.

Por sua diversidade e associação a cadáveres na Região Neotropical, a família Sarcoophagidae (Diptera) oferece um modelo instigante para a compreensão de aspectos bionômicos, reprodutivos e comportamentais de insetos utilizados na Entomologia Forense (EF). Trata-se de um táxon pouco explorado experimentalmente, com severas lacunas no conhecimento sobre fatores abióticos (por exemplo, resposta ao fotoperíodo) e reprodutivos (por exemplo, ovoviviparidade) do grupo. Esta tese buscou investigar aspectos comportamentais de duas espécies de Sarcophagidae de importância forense, Peckia (Peckia) chrysostoma (Wiedemann, 1830) e Peckia (Sarcodexia) lambens (Wiedemann, 1830), sob diferentes eixos temáticos. O capítulo I investiga os eixos de bionomia e reprodução. Utilizando a espécie P. (P.) chrysostoma, observamos comportamentos atípicos, como a deposição de ovos. Fêmeas apresentaram ovários com ovos desenvolvidos e larvas entre 8 e 10 dias (x= 23,3 ovos/fêmea). O tempo médio de desenvolvimento para estágios imaturos foi de 22,2 h e 21,4 h para 1º e 2º ínstar respectivamente, e o 3º ínstar durou em média 80,5 h. A fase de pupa teve a maior duração (x = 295,7 h). A longevidade média de machos e fêmeas foi de 30 dias. O capítulo II abordou os eixos de comportamento e reprodução para analisar a influência do fotoperíodo em aspectos reprodutivos de P. (P.) chrysostoma e P. (S.) lambens. A larviposição ocorreu na escuridão total para as duas espécies, sem diferenças na quantidade de larvas depositadas (P > 0,05). A duração da luz afetou significativamente o percentual de fêmeas grávidas de ambas as espécies (P < 0,05), com maior percentual de fêmeas grávidas em tratamentos com maior duração de luz. O capítulo III, desenvolvido a partir do eixo comportamental, buscou elaborar um modelo experimental para investigação da mobilidade, dispersão e enterramento de larvas de dípteros de importância forense. Para este fim, conduzimos experimentos utilizando larvas de 3º. Ínstar e pupas de P. (P.) chrysostoma e P. (S.) lambens. Em uma Arena de Mobilidade Larval (AML), P. (S.) lambens levou mais tempo para acessar o substrato de enterramento em comparação a P. (P.) chrysostoma, a qual demonstrou movimento direcional organizado, com 25% e 22% das larvas movendo-se para a mesma região da AML. Maior profundidade de enterramento foi observada no solo humoso (P < 0.001) para ambas as espécies, com P. (P.) chrysostoma enterrando-se mais profundamente (x = 9,0 cm) do que P. (S.) lambens (x = 5,4 cm). O tipo de solo (P < 0,05) e a profundidade de enterramento (P < 0,05) influenciaram as taxas de sobrevivência das espécies. Este estudo amplia o conhecimento sobre P. (P.) chrysostoma, como a ovoviviparidade facultativa em condições de laboratório e o ciclo de vida, o que pode beneficiar estudos futuros para maior precisão na estimativa de intervalo pós-morte mínimo (IPM min) baseado em vestígios entomológicos. A pesquisa demonstrou que o fotoperíodo tem impacto significativo na postura e na maturação ovariana das espécies. O conjunto de resultados expande o arcabouço teórico e metodológico da EF, utilizando espécies de Sarcophagidae na região Neotropical.

Externo à Instituição - JOSENILSON RODRIGUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - MATIAS IGNACIO DUFEK
Interno - 1193010 - JOSE WAGNER DA SILVA MELO
Externa à Instituição - MARGARETH MARIA DE CARVALHO QUEIROZ