METODOLOGIAS ATIVAS COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMDOS CONTEÚDOS DE CARTOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO
Estudo do meio; Ensino de Cartografia; Aprendizagem geográfica
O presente projeto foi idealizado para aplicação dediferentes metodologias ativas, buscando contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de cartografia na geografia escolar. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar o uso das metodologias ativas como modelo de ensino-aprendizagem da Cartografia nos anos iniciais do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE. No aspecto bibliográfico, a realização da pesquisa será feita com base na coleta dados obtidos em consultas na Biblioteca Eletrônica Científica Online, SciELO, e no Portal de Periódicos da Capes, tendo como destaque a literatura de autores como Tuan (1983), Claval (2001, 2004, 2008), Andreotti (2008) e Cosgrove (1998), além das pesquisas de autores renomados sobre as metodologias ativas aplicadas ao ensino da cartografia, com Luchesi, Santos e Lara (2022) e Sônia Castellar (2016) entre outros. Os procedimentos metodológicos utilizados terão como abordagem o método histórico-dialético de caráter qualitativo. O desenvolvimento do projeto se dará a partir do sorteio entre as turmas dos primeiros anos onde serão desenvolvidas as atividades e práticas ligadas ao ensino da cartografia utilizando metodologias ativas, durante o segundo bimestre do presente ano. As metodologias utilizadas serão Sala de Aula Invertida e o Estudo do Meio, associado à Aprendizagem Baseada em Problemas. Por fim, espera-se que os possíveis resultados da aplicação das metodologias ativas incluam um maior engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem; no desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas; na promoção da autonomia e responsabilidade em relação ao seu próprio aprendizado e estímulo ao trabalho em equipe.