GEOGRAFIA, LUGAR E FORMAÇÃO DISCENTE: uma proposta de intervençãodocente, no sexto ano do ensino fundamental, da EMEF II José PedrodaSilva-MA, através de um esboço de cartilha sobre o espaço vivido dos alunos
Espaço Geográfico. Ensino Contextualizado. Aprendizagem
Estudar o espaço geográfico é algo de grande relevância na vidadossereshumanos, pois como nos alerta P. George (1987) é através do homemnaterra, quea Geografia imbui-se de ação. Portanto, na medida emque a sociedadevai evoluindo, junto com ela precisa-se acompanhar e conhecer oespaçoterritorialmente moldado, com vistas a saber como agir de maneiraconsciente,crítica e autônoma. O presente estudo objetivou investigar como os professoresdegeografia trabalham o conteúdo do Espaço Geográfico, nas suas aulas, muitoalémdo conhecimento prévio estabelecido nos livros didáticos, ou seja, abarcandoosexemplos do cotidiano dos alunos nas turmas do 6° ano da Escola JoséPedrodaSilva. Entendemos que valorizar o conhecimento prévio do aluno é fator estimulantede novas descobertas sobre a sua própria existência, bemcomo do seuentornoespacial, particularmente do lugar em que ele vive, aspecto que pode tornar asaulasde Geografia ainda mais profícuas. Conclui-se, então, que as aulas expositivasembasadas nos livros didáticos, o aporte de reflexões sobre as temáticas,juntamente com as vivências dos alunos no contexto dos seus lugares devida, podefomentar maior interesse dos alunos pela disciplina e criar, desde já, umespíritodecidadania. Para tanto, foi pertinente a feitura de uma cartilha, comuma sequenciadeatividades que foram realizadas na referida unidade de ensino, no bairroSãoMiguel,mesclando ensino, experiência de vida e aprendizado, Esse produto servirádeapoiopara auxiliar vários professores no momento do seu planejamento de aulasobreoespaço Geográfico e Lugar como uma estratégia de formar nossos alunos paraatuarno cenário atual de forma autentica e eficaz.