Banca de DEFESA: KAMILA FREITAS DE ARRUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAMILA FREITAS DE ARRUDA
DATA : 29/07/2025
HORA: 20:00
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/hxx-kxgz-buz
TÍTULO:

COMPETENCIAS EMPREENDEDORAS: A FORMACAO TECNICA EM ADMINISTRACAO DE JOVENS NO AGRESTE PERNAMBUCANO


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo; Competências empreendedoras; Educação Empreendedora; Empregabilidade.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

A formação técnica de nível médio tem ganhado centralidade no debate educacional brasileiro,
especialmente por seu potencial de inserir jovens no mundo do trabalho e fomentar o
desenvolvimento regional. Neste contexto, a presente pesquisa investigou como ocorre o ensino
das competências empreendedoras nos cursos técnicos de Administração nas Escolas Técnicas
Estaduais (ETEs) do Agreste Pernambucano, a partir do referencial EntreComp Framework,
desenvolvido pela Comissão Europeia. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, de
natureza descritiva, com coleta de dados realizada por meio da análise documental do currículo
oficial do curso técnico em Administração e de entrevistas semiestruturadas com docentes da
área técnica. Os dados foram organizados e interpretados por meio da técnica de análise de
conteúdo, conforme Bardin. Os resultados revelam que, embora as 15 competências
empreendedoras estejam formalmente presentes no currículo, há uma expressiva distância entre
a proposta curricular e sua execução prática. As competências são trabalhadas de forma
fragmentada, dependentes da iniciativa individual dos docentes e limitadas por barreiras
estruturais, como ausência de formação continuada, infraestrutura precária e práticas avaliativas
tradicionais. Além disso, as intenções pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de atitudes
empreendedoras nem sempre se materializam em experiências consistentes de aprendizagem.
A pesquisa contribui ao evidenciar a necessidade de políticas públicas e institucionais que
promovam formação docente específica, atualização curricular contínua e integração entre
teoria e prática. Ao analisar a formação empreendedora em contexto técnico-integrado, o estudo
reforça a urgência de consolidar uma educação empreendedora que seja, ao mesmo tempo,
crítica, territorializada e comprometida com a emancipação dos jovens.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1780109 - ELIELSON OLIVEIRA DAMASCENA
Interno - 1962553 - JOSE LINDENBERG JULIAO XAVIER FILHO
Externa à Instituição - MARIA LUCIANA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 10/07/2025 13:53
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