COMPETENCIAS EMPREENDEDORAS: A FORMACAO TECNICA EM ADMINISTRACAO DE JOVENS NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Empreendedorismo; Competências empreendedoras; Educação Empreendedora; Empregabilidade.
A formação técnica de nível médio tem ganhado centralidade no debate educacional brasileiro,
especialmente por seu potencial de inserir jovens no mundo do trabalho e fomentar o
desenvolvimento regional. Neste contexto, a presente pesquisa investigou como ocorre o ensino
das competências empreendedoras nos cursos técnicos de Administração nas Escolas Técnicas
Estaduais (ETEs) do Agreste Pernambucano, a partir do referencial EntreComp Framework,
desenvolvido pela Comissão Europeia. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, de
natureza descritiva, com coleta de dados realizada por meio da análise documental do currículo
oficial do curso técnico em Administração e de entrevistas semiestruturadas com docentes da
área técnica. Os dados foram organizados e interpretados por meio da técnica de análise de
conteúdo, conforme Bardin. Os resultados revelam que, embora as 15 competências
empreendedoras estejam formalmente presentes no currículo, há uma expressiva distância entre
a proposta curricular e sua execução prática. As competências são trabalhadas de forma
fragmentada, dependentes da iniciativa individual dos docentes e limitadas por barreiras
estruturais, como ausência de formação continuada, infraestrutura precária e práticas avaliativas
tradicionais. Além disso, as intenções pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de atitudes
empreendedoras nem sempre se materializam em experiências consistentes de aprendizagem.
A pesquisa contribui ao evidenciar a necessidade de políticas públicas e institucionais que
promovam formação docente específica, atualização curricular contínua e integração entre
teoria e prática. Ao analisar a formação empreendedora em contexto técnico-integrado, o estudo
reforça a urgência de consolidar uma educação empreendedora que seja, ao mesmo tempo,
crítica, territorializada e comprometida com a emancipação dos jovens.