Banca de DEFESA: MARÍLIA FERNANDA DANTAS FLORÊNCIO GONÇALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARÍLIA FERNANDA DANTAS FLORÊNCIO GONÇALVES
DATA : 19/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet - https://meet.google.com/fae-icrq-iak?hs=224
TÍTULO:

Em ritmo de festa: o Valor Experiencial no Mercado Cultural Casa Rosa


PALAVRAS-CHAVES:

Comportamento do Consumidor; Experiência do Consumidor; Valor da Experiência; Mapa de Valor Experiencial


PÁGINAS: 178
RESUMO:

Numerosos estudos acerca da experiência do consumidor, tem sido o foco do marketing nos
últimos anos. A preocupação dos gestores com a experiência do consumidor, está presente nos
mais diversos segmentos, estes profissionais estão sempre envidando esforços para propiciar
aos consumidores experiências inesquecíveis, marcantes e que sejam de fato reconhecidas e
desejadas, sendo a experiência agora um objeto econômico. Nesse sentido, para um negócio
que fomenta o lazer e o entretenimento, também se faz necessário entender o consumo e a
experiência atrelada ao mesmo, verificando além de quem são os consumidores, mas sim, quais
são as suas respostas e suas avaliações cognitivas acerca da experiência vivida. O presente
projeto de pesquisa tem como objetivo mapear o valor da experiência dos consumidores que
visitam o Mercado Cultural Casa Rosa na cidade de Caruaru-PE, com o propósito de identificar
o valor no consumo e as respostas e reações experienciais em cada etapa vivenciada. A partir
disto, evidenciar como as manifestações dos consumidores podem contribuir para o sucesso e
perenidade de um negócio no ramo do entretenimento e assim ser possível extrair insights e
implementar estratégias de inovação que melhorem a competitividade do negócio e satisfação
do consumidor, sendo escolhido este lugar por ser um equipamento com forte relevância
econômica e cultural para a cidade. E, para alcançar este objetivo, adotou-se os conceitos das
teorias de comportamento do consumidor, experiência do consumidor e valor da experiência e
como método o mapa de valor experiencial e seus elementos: objetivos, cenas, gostar/não
gostar, reações experienciais, contexto e características do consumidor, elementos estes,
extraídos da literatura sobre inovação e aprimorados para a literatura da experiência do
consumidor. A abordagem metodológica adotada foi a qualitativa, ancorada na perspectiva
pragmática, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas, e, por fim, as entrevistas
foram submetidas a duas fases de análise, na primeira resultando na criação dos mapas de valor
experiencial e na segunda fase resultando na criação dos mapas de investigação de valor.
Através da aplicação do método: Mapa de Valor Experiencial, foi possível trazer nitidez ao
valor experiencial, descobrindo 39 (trinta e nove) categorias de valor, positivas e negativas,
demonstrando o que foi valioso para esses consumidores e o impacto disso na sua satisfação,
deixando claro o que desejam/querem e o que não querem ao visitar o Mercado Cultural Casa
Rosa em Caruaru-PE.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON COUTINHO DA SILVA
Interno - 3890814 - NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
Presidente - 1146267 - RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 09/05/2025 15:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11