TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UM ESTUDO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS ADAPTATIVAS DE MICRO E PEQUENOS VAREJISTAS DE MODA DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Transformação digital; estratégias de adaptação; varejo de moda; micro e pequenas empresas.
O varejo de moda vivencia mudanças no comportamento dos consumidores, principalmente após a popularização dos meios digitais. A preferência por atendimento online, maior interação nas mídias sociais, logística e entrega rápida, o aumento do consumo de produtos e serviços no comércio eletrônico, são algumas das alterações que estimularam gestores e lojistas a adaptarem-se ao novo cenário do mercado. A adoção da transformação digital tornou-se um imperativo para a sobrevivência de muitas empresas, exigindo que sejam desenvolvidas estratégias de adaptação para suprir de maneira eficaz as necessidades do consumidor. Nesse contexto, este trabalho se propõe a estudar como as micro e pequenas lojas de moda do APL de confecções no Agreste pernambucano, estão desenvolvendo estratégias adaptativas impulsionadas pela transformação digital. Para desenvolvimento desta pesquisa será utilizada a abordagem qualitativa básica, os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas face a face com gestores e lojistas que atuam no varejo de moda e posteriormente será realizada uma análise de conteúdo.