FAMILIARIDADE, IMAGEM DO LOCAL DE ORIGEM E DO PRODUTO: INFLUÊNCIAS NA INTENÇÃO DE COMPRA DO JEANS DE TORITAMA-PE À LUZ DA TEORIA DA CATEGORIZAÇÃO
Teoria da Categorização. Familiaridade. Imagem do Local de Origem do Produto. Imagem do Produto. Intenção de Compra. Jeans de Toritama.
A indústria têxtil do Brasil está passando por diversas transformações ao longo dos
anos, principalmente o polo têxtil do Agreste pernambucano. No tocante ao consumo de
jeans, mais precisamente, o Jeans de Toritama-PE, essas transformações também
ocorreram no comportamento do consumidor e na forma como percebem e consomem o
produto. Diante disso, surge a necessidade de compreender o que influencia o
consumidor na sua intenção de compra e tomada de decisão. Com base nisso, esta
pesquisa tem como objetivo verificar de que modo a familiaridade, a imagem do local
de origem e imagem do produto podem se relacionar com a intenção de compra do
jeans de Toritama-PE pelos pernambucanos, sob a ótica da teoria da categorização, que
explica como os produtos são categorizados mentalmente pelo consumidor. Para tanto, a
pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, com corte
temporal transversal único. A população do estudo foi composta pelos consumidores
pernambucanos, e o tamanho amostral foi de 501 participantes, cuja coleta de dados foi
realizada por um questionário estruturado, através da amostragem não-probabilística e
com a técnica de amostragem bola de neve. As principais descobertas indicaram que o
jeans de Toritama-PE é considerado acessível, popular e conectado às tendências da
moda, sendo predominantemente adquirido através das lojas físicas. A intenção de
compra é influenciada positivamente pela imagem do local de origem e em maior
impacto, mesmo que mediada pela imagem do produto. A familiaridade com o produto,
também tem relevância nesse processo, e em menor grau, a tipicidade. Embora o jeans
de Toritama seja considerado um produto típico, fatores como qualidade, inovação e
criatividade são mais relevantes na intenção de compra. Algumas diferenças de
percepções também foram observadas entre as regiões, faixas de renda e níveis de
escolaridade, com o público de maior renda sendo mais críticos e os consumidores do
Sertão apresentaram uma maior valorização da imagem da cidade. Por fim, a pesquisa
conclui que, as estratégias de marketing devem ser mais centradas em valorizar a
autenticidade e a qualidade do produto, e, em paralelo, promover a imagem de Toritama
como polo criativo, a fim de ampliar a competitividade do jeans no mercado.