AVALIAÇÃO DOS FATORES INFLUENCIADORES À ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DE ECONOMIA CIRCULAR PELA INDÚSTRIA BRASILEIRA: diferenças entre empresas adotantes e nativas
Economia Circular, Modelos de Negócio Circulares, Motivadores, Barreiras, Indústria, Tomada de Decisão em Grupo.
À medida que o consumo cresce e os recursos naturais se tornam escassos, torna-se imperativo repensar os modelos de negócios em vigor, alinhando-os aos princípios da economia circular, que é considerada uma bala de prata para lidar com as preocupações do modelo de produção e consumo linear atual. Este estudo busca analisar os principais motivadores e barreiras que podem influenciar a transição para a economia circular na indústria, particularmente considerando a distinção entre modelos de negócios nativos e adotantes, isto é, respectivamente, aqueles que já foram concebidos fomentando estrategicamente a economia circular e aqueles que optaram por migrar para um modelo de negócio mais sustentável e ao mesmo tempo economicamente viável. Para tanto, um modelo de tomada de decisão em grupo, baseado em análise quantitativa, foi aplicado para analisar e comparar a opinião de especialistas com foco na indústria brasileira. Ao comparar as perspectivas de especialistas acadêmicos e profissionais da indústria, identificamos variações na percepção dos motivadores e barreiras, destacando a relevância dos fatores econômicos, ambientais e organizacionais para empresas nativas. Em um primeiro momento, analisamos apenas os motivadores, gerando resultados parciais. A discrepância nos resultados entre profissionais da indústria e especialistas acadêmicos sugere que enquanto os profissionais da indústria estão mais focados em questões práticas e tangíveis, os especialistas acadêmicos tendem a considerar uma gama mais ampla de variáveis e contextos, resultando em interpretações distintas dos motivadores. As discrepâncias podem fornecer diversos direcionamentos para gestores empresariais, profissionais e órgãos reguladores que apoiam a formulação de estratégias mais eficazes e abrangentes para promover uma mudança bem-sucedida em direção à economia circular no Brasil.