Familiaridade, Local de Origem e Imagem do Produto: Influências na Intenção de Compra do Jeans de Toritama-PE à Luz da Teoria da Categorização
Imagem do produto; familiaridade com o produto; local de origem do produto; intenção de compra; teoria da categorização.
A indústria têxtil vem passando por diversas transformações ao longo dos anos, principalmente o pólo têxtil do agreste pernambucano. Em paralelo, também ocorrem mudanças no comportamento do consumidor e na forma como percebem e consomem os produtos, mais precisamente, os Jeans de Toritama-PE. Isso cria a necessidade de compreender o que estimula o consumidor na sua tomada de decisão e o que pode influenciar essa escolha. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo verificar de que modo a familiaridade, o local de origem e a imagem dos brasileiros acerca do jeans de Toritama-PE se relacionam com a intenção de compra do produto. Os construtos que embasam essa pesquisa são: familiaridade, local de origem, imagem do produto e intenção de compra. A familiaridade com o produto refere-se ao conhecimento e estímulos que o consumidor tem em relação ao produto. O local de origem do produto refere-se a representação mental e a avaliação que os consumidores fazem de um produto com base em seu local de origem. Já a imagem, resulta das associações mentais que os consumidores têm de um produto. Estes, por sua vez, podem influenciar na intenção de compra do produto. Portanto, o problema de pesquisa busca investigar: De que modo a familiaridade, o local de origem e a imagem dos brasileiros acerca do jeans de Toritama-PE se relacionam com a intenção de compra do produto? Para responder este problema, a pesquisa adotará uma abordagem quantitativa, de natureza conclusiva e caráter descritivo, com corte temporal transversal. A população do estudo será a população brasileira e o tamanho da amostra será entre cinco a dez participantes para cada item a ser avaliado. A amostragem será a não probabilística com a técnica de amostragem por cotas. O plano de coleta de dados terá como instrumento de coleta um questionário estruturado, on-line pelo Google Forms, com escalas para cada construto, mensuradas por uma escala Likert de 7 pontos. O plano de análise dos dados acontecerá por meio de métodos estatísticos de análise descritiva e inferencial. Para verificar como os consumidores categorizam o produto, com base na teoria da categorização, ocorrerá a realização de uma análise de cluster. Para calcular e conduzir as análises, será utilizado o software SPSS. Estes procedimentos são fundamentais para atingir os objetivos e encontrar respostas para o problema proposto nessa pesquisa.