DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO PARA TELEORIENTAÇÃO DE PESSOAS SURDAS SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA
Doença Renal Crônica; Recursos Audiovisuais; Filme e Vídeo Educativo; Educação em Saúde; Pessoas com deficiência auditiva
Frente ao crescente número de pessoas surdas somado ao cenário epidemiológico de alta incidência de doenças crônicas não transmissíveis, há possibilidade de desenvolvimento de doença renal crônica nesse público, o que exprime preocupação quanto ao processo de comunicação em saúde voltado a comunidade surda, haja vista que em sua maioria esse se dá de modo escrito ou oral. O vídeo educativo se apresenta como tecnologia educacional válida para educação em saúde de pessoas surdas, visto que promove praticidade e acesso universal ao recurso tecnológico. Objetivou-se desenvolver e validar vídeo educativo acerca da prevenção da doença renal crônica para pessoas surdas. A fim de viabilizar a operacionalização da pesquisa realizada na presente dissertação, tornou-se necessário aprofundar o conhecimento e sintetizar os resultados de estudos acerca das estratégias de ensino voltadas para a área da saúde. Realizou-se estudo metodológico, em duas etapas. No que se refere a construção e validação do vídeo educativo, o processo de validação foi realizado por 22 juízes especialistas em Nefrologia que foram selecionados por conveniência. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC) e teste binomial. Os testes estatísticos foram realizados com nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e o Level Content Validity Index possuiu média de 0,96. O storybord do vídeo foi aprovado pelos enfermeiros especialistas com índice de concordância 1,0 de forma que o vídeo foi considerado válido. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Pernambuco, sob protocolo 7.038.007. Modificações, sugeridas pelos participantes do estudo, foram consideradas para versão final do vídeo. O conteúdo do vídeo versou acerca da prevenção da doença renal crônica, aspectos desde definições gerais até as principais estratégias de prevenção. O vídeo educativo mostrou-se válido segundo avaliação de juízes com expertise em nefrologia e constiui uma estratégia de ensino para auxiliar na educação em saúde de pessoas surdas acerca da prevenção da doença renal crônica.