Banca de DEFESA: TACILENE LUZIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TACILENE LUZIA DA SILVA
DATA : 06/08/2026
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação em Medicina Tropical
TÍTULO:

Perfil epidemiológico e fatores associados aos óbitos maternos por COVID-19 em Pernambuco, 2020–2021


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19; mortalidade materna; Sars-CoV-2; estudos de casos e controles; gravidez; período pós-parto, pandemia, epidemiologia.

 


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 causou impactos sanitários, econômicos e sociais sem precedentes, com
repercussões diretas e indiretas na saúde materna, que elevaram a morbimortalidade, especialmente em países de baixa e média renda. Este estudo objetivou analisar os fatores sociodemográficos, obstétricos
e clínicos associados ao óbito materno por COVID-19 em residentes de Pernambuco, no biênio 2020–2021. Trata-se de um estudo epidemiológico observacional, de base populacional, estruturado a partir do linkage de dados da Ficha de Investigação do Óbito Materno (ficha-síntese) e dos sistemas de informação: Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), Notifica-PE e Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). A investigação foi estruturada em uma etapa descritiva e outra analítica, esta composta por delineamento transversal e estudo de caso-controle pareado. Foram identificados 40 óbitos maternos. Observou-se predominância de mulheres na faixa etária inferior a 35 anos, de raça/cor da pele negra e com menor escolaridade. A maioria das mulheres realizou consultas de pré-natal, predominantemente no Sistema Único de Saúde (SUS). A análise transversal indicou maior prevalência de óbitos em 2021, em mulheres com idade ≥ 35 anos, no período pós-parto, com paridade ≥ 1, saturação de oxigênio abaixo de 95% e obesidade.
No estudo de caso-controle (37 casos e 112 controles), após ajuste multivariável por regressão logística penalizada de Firth, permaneceram como fatores independentes associados ao óbito: o período pós-parto (razão de chances ajustada - ORa: 80,78), a paridade ≥ 1 (ORa: 5,74) e a saturação de oxigênio abaixo de 95% (ORa: 7,16), enquanto a febre apresentou associação inversa com o desfecho (ORa: 0,08). Conclui-se que o óbito materno por COVID-19 em Pernambuco esteve associado a fatores clínicos e obstétricos, destacando-se o período pós-parto, a paridade e a hipoxemia. Tais achados reforçam a necessidade de vigilância e manejo oportuno desse grupo populacional, visando à redução da mortalidade materna em cenários de emergências sanitárias.

 



MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1721818 - ALBANITA GOMES DA COSTA DE CEBALLOS - nullPresidente - 1204271 - CARLOS ALEXANDRE ANTUNES DE BRITO
Externa à Instituição - CAROLLINE DE ARAÚJO MARIZ
Interna - 1134481 - LIBIA CRISTINA ROCHA VILELA MOURA
Externa ao Programa - 2314837 - SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOS - null
Notícia cadastrada em: 20/07/2026 08:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08