A Burocracia de Rua e a Implementacao da Educacao Integral: O Caso da ETE Porto Digital
Implementação de políticas públicas; Educação Integral; Burocracia de rua; Capacidades estatais; Micropolítica escolar.
Este trabalho investiga a complexidade da implementação de políticas públicas educacionais, focando na atuação dos burocratas de nível de rua no Programa de Educação Integral de Pernambuco (PEI) na Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital. A escolha da ETE Porto Digital justifica-se por seu notável desempenho em indicadores educacionais, sugerindo fatores de sucesso relacionados às capacidades estatais locais e à ação dos implementadores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de estudo de caso, fundamentada nas teorias de burocracia de rua, micropolítica escolar, capacidades estatais e contextos de implementação. É importante notar que a coleta e análise de dados primários (entrevistas e observação) ainda serão realizadas em etapas futuras da pesquisa, conforme o cronograma. Este estudo almeja gerar insights sobre o caso estudado, contribuindo para a literatura sobre implementação de políticas educacionais.