Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS HENRIQUE ALBUQUERQUE DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DOUGLAS HENRIQUE ALBUQUERQUE DA COSTA
DATA : 28/08/2025
LOCAL: Virtual - Às 10:00h
TÍTULO:

Das Extensoes Digitais a Identidade em Rede: A Influencia da Inteligencia Artificial no Self do Consumo Digital


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura do Consumo; Self Digital; Avatar; Inteligência Artificial; Tecnocultura; Conteúdos Sintéticos


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Este projeto pretende investigar como as interações entre indivíduos e sistemas de inteligência artificial podem reconfigurar a construção do self no consumo digital, utilizando como principal teoria o Self Estendido Digital de Belk (2013, 2014, 2016). A pesquisa parte da observação de que a crescente presença da inteligência artificial no cotidiano tem transformado não apenas as práticas de consumo, mas também os processos de construção identitária em ambientes digitais. O estudo adota uma perspectiva experiencial dos estudos do comportamento do consumidor, em que a cultura do consumo se caracteriza como práticas subjetivas sociais em diferentes níveis (Arnould, Thompson, 2005, 2007, 2019). A fundamentação teórica articula conceitos do self digital em vivências digitais mediadas por inteligência artificial, destacando o papel central dos avatares (reembodiment) como representações flexíveis do humano nos espaços virtuais, funcionando como laboratórios digitais de identidade onde sujeitos experimentam, negociam e performam identidades em constante reformulação, mostrando nuances da tecnocultura presente na sociedade. A pesquisa problematiza como a mediação algorítmica e a inteligência artificial têm criado novas formas de extensão do self, incluindo a emergência de avatares sintéticos e produções artificiais que desafiam as fronteiras tradicionais entre o humano e o artificial. O estudo busca compreender como essas tecnologias contribuem para a construção da identidade de consumo, considerando que os espaços digitais deixaram de ser meramente funcionais para se tornarem simbólicos, performáticos e identitários. A metodologia proposta fundamenta-se na investigação qualitativa, ao apresentarmos dois cenários que apesar de contextos diferentes, apresentam rotinas com IA utilizando análise do discurso para compreender as nuances da experiência humana em contextos digitalmente mediados. A pesquisa pretende contribuir para os campos da administração e das ciências sociais ao oferecer elementos teóricos e empíricos para compreender novas dinâmicas de comportamento do consumidor em contextos digitais, proporcionando reflexões sobre como a inteligência artificial impacta a construção de valor simbólico e relacional no indivíduo digital.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA - nullExterna ao Programa - 1361593 - MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA - nullPresidente - 1134222 - SALOMAO ALENCAR DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 19/08/2025 16:16
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