A criatividade sob a ótica da ambidestria em um Living Lab público
Criatividade, ambidestria, living lab, setor público
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a incorporação do processo criativo no setor público como forma de viabilizar o desenvolvimento de soluções para problemas das cidades, dando lugar à ambidestria no setor público. A investigação adotou a abordagem qualitativa e o estudo de caso único como estratégia. Um amplo conjunto de dados foi coletado, por meio de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante, além de uso de fotografias e imagens como fontes adicionais de informação. As análises foram realizadas com base em Bardin (2011), com o apoio do Atlas.ti, software de análise de dados qualitativos. A pesquisa de campo foi realizada ao longo de sete meses do ano de 2024. A investigação foi conduzida junto a um projeto de living lab em Recife, considerado uma experiência criativa no campo das políticas públicas, o E.I.T.A. Recife. A partir dos achados encontrados, foi possível verificar as várias relações entre mecanismos necessários para o efetivo acolhimento da ambidestria no setor público, com ações concretas que estimulem a criatividade e a inovação em uma área reconhecida pela otimização. Seis mecanismos chave foram encontrados e debatidos, juntamente com seus subtópicos, todos importantes premissas para o desenvolvimento de ações criativas. A partir dos achados empíricos encontrados, espera-se que a pesquisa realizada lance luz a outros gestores sobre os caminhos e possibilidades de adentrar pela seara da criatividade, com possiblidade de gerar novas soluções, resultados concretos para a população, economia de recursos e estímulo ao setor produtivo, decorrente da importante parceria público-privada desenvolvida no projeto. A pesquisa contribuiu para a reflexão sobre o uso do modelo de living labs como ferramenta para geração de projetos públicos e soluções para os problemas das cidades, com resultados na agilização de serviços, economia para a Prefeitura, bem como, estímulo ao ambiente de negócios.