CONSUMER BEHAVIOUR TOWARDS VOLUNTARY CARBON CREDITS
Mercado Voluntario de Carbono; Teoria do Comportamento Planejado; Teoria da Inovação Social; Teoria da Ativação de Normas.
Esta tese explora o comportamento do consumidor em relação aos créditos voluntários de carbono, integrando a Teoria da Ativação de Normas (NAT), a Teoria da Inovação Social (SIT) e a Teoria do Comportamento Planejado (TPB). Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa identifica os principais fatores psicológicos e sociais que influenciam a intenção de compra de créditos de carbono, incluindo attitude, normas subjetivas, controle comportamental percebido, confiança, busca de novidades, consciência das consequências, atribuição de responsabilidade e as normas pessoais. Os resultados enfatizam a relevância desses fatores para o comportamento de intencao de compra do consumidor, assim como a importância da educação do consumidor, práticas de mercado transparentes e estratégias inovadoras para aumentar a confiança e a abertura consumidor no engajamento no mercado voluntário de carbono. As contribuições teóricas envolvem o avanço dos modelos comportamentais por meio da integração interdisciplinar, enquanto as implicações práticas se estendem à elaboração de políticas, estratégias de negócios e campanhas de conscientização do consumidor. Este estudo destaca o papel essencial da participação do consumidor na mitigação da mudança climática e fornece percepções acionáveis para promover o consumo sustentável e fortalecer os esforços globais para atingir emissões líquidas zero.