USO DA ABORDAGEM CHALLENGE-BASED LEARNING NA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO SOBRE A PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DE DAVID KOLB
Challenge-based learning. Comportamento empreendedor. Educação para o empreendedorismo. Metodologia Projetão. Teoria da aprendizagem experiencial.
Esta dissertação pauta-se em buscar compreender como a educação para o empreendedorismo (EpE) amparada na challenge-based learning (CBL) pode contribuir para o aperfeiçoamento do comportamento empreendedor de alunos de graduação na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) de David Kolb. O estudo de caso único se caracteriza pela singularidade da metodologia Projetão, executada em forma de disciplina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife. A partir da abordagem CBL, os alunos em equipes interdisciplinares assumem o centro da aprendizagem para solucionar problemas da sociedade civil por meio da execução de 10 (dez) desafios (quests), que envolve pesquisas de campo, testes e validações junto às partes interessadas, enquanto os professores atuam como mediador do ensino por intermédio dos feedbacks fornecidos em sala de aula após as apresentações das quests semanais e nas mentorias fora da sala de aula. A escolha do caso ocorreu sobretudo em vista de questões de conveniência para a pesquisadora. No entanto, o caso apresenta características peculiares que o diferencia de outros casos de metodologias de ensino com abordagem experiencial, representadas pelo contexto geográfico em que se insere a UFPE, onde é localizado o parque tecnológico urbano conhecido como Porto Digital; pelos resultados alcançados com a participação dos alunos na disciplina como geração de startups de sucesso e os egressos conseguem vaga de emprego em ambientes de trabalho inovadores; replicação da metodologia de ensino em outras instituições de ensino e a disciplina contribui com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Efetuou-se análise documental, seguida de observação participante com a produção de fotografias e diário de campo, e por fim, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com os alunos e professores. Com isso, vê-se que a metodologia de ensino atende os preceitos da abordagem CBL no que se refere a possibilidade do aluno envolver-se com o mundo real, interdisciplinaridade, autonomia, trabalho em equipe e produção de conhecimentos que impactam positivamente a sociedade por meio da qualificação dos alunos. A aprendizagem experiencial da metodologia viabiliza o aprimoramento de competências e habilidades como comunicação, identificação de oportunidades, trabalho em equipe, networking e inovação e, que seja despertada a intenção empreendedora do aluno. Possibilita ainda que, os alunos vivenciem as etapas de “experiência concreta”, “observação reflexiva”, “conceitualização abstrata” e “experimentação ativa” do ciclo de aprendizagem experiencial de David Kolb. Contudo, aspectos como a reflexão podem ser melhor explorados no processo de aprendizagem. Portanto, os achados do estudo podem contribuir para a elaboração de políticas pedagógicas nas instituições de ensino superior (IES); a proposição de melhorias na metodologia Projetão e criação de novas metodologias de ensino nas IES; a formação continuada de professores da área do empreendedorismo; e avanço teórico do campo de estudo do empreendedorismo, visto que analisa a EpE na ótica de uma teoria da aprendizagem oriunda do campo da educação, que preconiza analisar a aprendizagem experiencial do indivíduo, e também favorece avanços no ciclo de aprendizagem experiencial de David Kolb no sentido de analisar aspectos sociais, culturais e históricos que influenciam na aprendizagem do aluno.