DINÂMICAS DE INFORMAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DIGITAIS: uma análise multipaper
Subjetividade digital; Cidadania digital; Resiliência informacional; Atos digitais; Práticas informacionais; Bolsonarismo.
Esta tese investigou a relação entre práticas informacionais e a produção de subjetividades políticas digitais em contextos político-digitais, expandindo os fundamentos teóricos da cidadania digital e da resiliência informacional. Composta por quatro artigos integrados, a pesquisa analisou como práticas informacionais políticas moldam sujeitos digitais. O primeiro artigo explorou os limites das abordagens organizacionais sobre cidadania digital, destacando a perspectiva das práticas político-informacionais como um mecanismo organizador dessa subjetivação. O segundo, examinou a resiliência informacional como um processo adaptativo e dinâmico de redução de incerteza, que, viabilizado pelas práticas informacionais, permite a adaptação e a persistência de informações, normativas ou desviantes. O terceiro artigo propôs uma elaboração teórica que amplia o escopo de investigação da cidadania digital, enquanto um tipo de subjetivação política, e da resiliência informacional como processo que sustenta a subjetivação digital, conectando as práticas informacionais aos atos digitais e tecendo considerações sobre as implicações éticas e políticas dessa dinâmica em paisagens informacionais polarizadas. Por fim, o quarto artigo apresentou uma análise empírica sobre práticas informacionais e atos digitais em grupos bolsonaristas no Telegram, evidenciando o uso estratégico das práticas informacionais e da arquitetura digital para sustentar narrativas desviantes e produzir subjetividades extremas. Os resultados indicam que essas práticas e atos digitais transcendem o ambiente virtual, impactando a esfera pública e política. A tese oferece uma visão integrada e ampliada dos conceitos, enfatizando a necessidade de letramento crítico e políticas públicas para mitigar os efeitos negativos das práticas informacionais desviantes em ambientes digitais.