A Perspectiva Educacional (Transformadora) da Inovação Social
Inovação social. Educação. Aprendizagem. Aprendizagem transformadora. Abordagem freireana.
Como premissa teórica, a cocriação e as articulações institucionais em diferentes loci educacionais podem apoiar políticas e práticas educacionais influenciadas pela inovação social, considerando bases epistemológicas e regimes que a amparam. Esta pesquisa traz uma perspectiva que inter-relaciona a inovação social com a aprendizagem transformadora, partindo de uma visão ontológica à luz da aprendizagem transformadora freireana, que percebe a educação como um fenômeno autônomo e contributivo para a emancipação dos seus próprios envolvidos. Para a compreensão dessa dinâmica, percorremos quatro fases, refletidas nos seguintes artigos: o artigo 1 apresenta o portfólio teórico essencial da tese, uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre a educação e a inovação social, representada por um framework; o artigo 2, caso para ensino inspirado no artigo 1, buscou uma compreensão empírica da temática junto a uma escola de Cotia/SP, chamada de Projeto Âncora, com destaque em inovação pela série Destino: Educação - Escolas Inovadoras, do Globoplay; o artigo 3 delimita a pesquisa à aprendizagem, seus desdobramentos bibliométricos e teóricos, que se traduz em um resultado essencial para a dinâmica em pauta; e o artigo 4, por fim, apresenta um estudo de caso que analisa e ajusta os achados junto ao programa paraibano da Escola Cidadã Integral Técnica da Paraíba; em especial, ao modelo da ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande/PB. Em um percurso guiado pela Teoria Adaptativa, os estudos maturaram a proposição de um framework teórico-empírico da congruência temática entre a educação e a inovação social. O argumento da tese é de que a presença da inovação social no currículo e nas práticas educacionais facilita uma aprendizagem transformadora, que, de modo cíclico, culmina na inovação social, desde que o referido contexto seja aderente ao regime desse tipo de inovação. Metodologicamente, o emprego das revisões sistemáticas de literatura, do caso para ensino e do estudo de caso subsidiou uma análise de conteúdo sob a perspectiva temática de Bardin, em que se adotou o software ATLAS.ti para processamento de dados. Em termos de validade e de confiabilidade, apresentamos uma triangulação de atores (alunos, professores e gestão) e de dados (levantamento documental, observação não participante e entrevistas semiestruturadas).