PROCESSO DECISÓRIO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE HEURÍSTICAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Processo de decisão; heurísticas; curricularização; extensão.
A extensão foi definida com parte integrante do currículo dos cursos de graduação das universidades com a Lei nº 13.005/2014, de 25 de junho de 2014. Mas somente em 2018 que a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação emitiu a Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018, que obrigou a incorporação nos Projetos Pedagógicos de Curso. Percebe-se que a implantação da extensão no currículo dos cursos de graduação demanda um novo desafio às universidades, permeado de incertezas na avaliação e decisão individual do docente, mas também nas decisões colegiadas. Desta forma, torna-se importante buscar bases informacionais seguras que orientem nossas decisões, e assim minimizem a ocorrência de resultados indesejados. Este trabalho tem, por objetivo geral analisar o processo decisório que viabilizou a implantação da curricularização da extensão nos cursos de graduação da UFRR, promovendo avaliação da influência das heurísticas da disponibilidade, da representatividade e da confirmação sobre o julgamento e decisão dos docentes. A metodologia é qualitativa com base na análise de conteúdo e foi aplicado um questionário em 05 coordenadores de curso na UFRR. Foi observado que a heurística da disponibilidade apareceu com maior frequência entre e está associada à facilidade com que um determinado fato é lembrado ou imaginado. A heurística da representatividade foi destacada pela associação por meio da similaridade de um evento do mesmo tipo. Alguns coordenadores docentes já sabiam como foi o processo em outros cursos, e esse processo foi realizado de forma recente. Uma vez que para a curricularização ser aprovada e implementada, a sua normativa deveria ser debatida entre os pares dos colegas e ser aprovada pela instância de cada departamento em que o curso está vinculado. Desta forma, destaca-se a necessidade de publicizar a normativa pois ela pode ser a base de análise para outros cursos das universidades públicas federais.