SATISFAÇÃO DOCLIENTE NOSERVIÇOPÚBLICO–umainvestigação no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/UFRR)
SERVQUAL, Saúde do Servidor (SIASS), serviços públicos, Universidade Federal de Roraima (UFRR).
A realização de estudos sobre a satisfação dos usuários dos serviços do Subsistema Integrado da Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) na Universidade Federal de Roraima (UFRR) é relevante por diversos motivos. Primeiramente, compreender a percepção dos usuários é fundamental para aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Investigar os fatores que impactam a satisfação dos servidores pode contribuir para a implementação de estratégias eficazes de gestão e melhoria contínua e esta pesquisa contribuirá para a compreensão de que, neste tipo de estudo organizacional, a satisfação dos servidores do setor público é uma variável crucial a ser medida. O trabalho de Bagherzadeh et al. (2020) foca em temas como gestão da qualidade, inovação nos serviços e a importância do atendimento ao cliente/cidadão e corrobora com os objetivos desta Pesquisa e tornam relevantes estudos que tratam da avaliação da qualidade do serviço, satisfação do consumidor e a relação entre expectativas e percepções.
Para avaliar a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos, este estudo emprega o modelo SERVQUAL, desenvolvido por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). O SERVQUAL é uma ferramenta amplamente reconhecida que mede a qualidade do serviço em cinco dimensões fundamentais: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Ao adaptar esse modelo ao contexto do serviço público, será possível identificar áreas específicas de melhoria, proporcionando uma base sólida para desenvolver estratégias de aprimoramento da qualidade do atendimento público e novos insights para novas pesquisas.