A Gestão da Criatividade: Uma Experiência no Serviço Público.
gestão da criatividade; criatividade; inovação; serviço público.
Com o avanço dos estudos sobre as organizações, temas como a criatividade e a inovação têm ganhado destaque, pois a criatividade é considerada um elemento central para as organizações, sendo uma condição essencial para a inovação. A criatividade pode ser aplicada por indivíduos, organizações e governos, gerando benefícios para a sociedade como um todo. Diante disso, este estudo busca analisar como a gestão da criatividade se manifesta na prática no contexto do serviço público, levando em conta a inter-relação entre indivíduo, liderança e cultura. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, utiliza a Universidade Federal de Roraima como objeto empírico. Com uma abordagem qualitativa, a coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise dos dados será conduzida utilizando a técnica de análise de conteúdo. As reflexões decorrentes deste estudo poderão contribuir para o incentivo a aplicação efetiva da gestão da criatividade no setor público, fomentando a participação ativa dos indivíduos, o desenvolvimento de lideranças criativas e o fortalecimento de uma cultura organizacional que apoie a inovação, visto que a criação de um ambiente propício à criatividade é considerada essencial para a inovação e para o desenvolvimento de serviços públicos mais eficientes e eficazes.