O Consumo de produtos derivados de Animais Silvestres – uma investigação transformativa.
Superstição. Animais Silvestres. Pesquisa Transformativa do Consumidor. Cultura de Consumo. Consumo Pro-Ambiental.
O movimento da Pesquisa Transformativa do Consumidor (TCR) tem muito a contribuir com o estudo da superstição no consumo de animais silvestres, uma prática que, apesar de estarmos no século XXI, ainda persiste em diversas regiões do Brasil. A análise desse fenômeno revela não apenas as motivações culturais, históricas e econômicas que sustentam essa forma de consumo, mas também expõe suas graves implicações ambientais e sociais. A prática contínua de consumir animais silvestres resulta no declínio de populações de várias espécies, desestabiliza ecossistemas frágeis e perpetua crenças supersticiosas que influenciam decisões de compra irracionais. Portanto, entender e abordar essas questões é essencial para promover a proteção da biodiversidade e a saúde pública. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca como objetivo investigar o que leva indivíduos na atualidade ao consumo de animais silvestres no contexto cultural brasileiro. Para isso, a Tese vai identificar os motivos pelo qual os consumidores compram / consomem animal selvagem / produtos de animal selvagem; investigar as crenças supersticiosas e/ou ritual de superstição no consumo de animais selvagens ou partes desses animais e apresentar propostas transformadoras de bem-estar alimentar e formas de consumo pro-ambiental para a proteção de animal selvagem no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa básica, operacionalizada a partir da seleção de um perfil de consumidor que consumisse animais silvestres, envolvendo atividades de consumo pautadas em supertições. Pretende-se que no mínimo 10 consumidores participem do processo de construção de dados pautado nas técnicas de entrevista e coleta de fotografias (elicitação da imagem). Os textos gerados e as ilustrações coletadas serão examinadas, respectivamente, por meio da Análise Temática e da Análise Semiótica da Imagem Parada. Com base nos objetivos e na problemática apresentada, espera-se que a pesquisa revele diversos insights significativos sobre o consumo de animais silvestres no Brasil. Primeiramente, a investigação buscará identificar os motivos culturais, históricos e econômicos que levam os consumidores a comprar e consumir esses animais e seus produtos, com ênfase em regiões como o semiárido nordestino e o norte do Brasil, onde a caça desempenha um papel socioeconômico relevante. A pesquisa também deverá demonstrar o impacto ambiental significativo do consumo de animais silvestres, evidenciando o declínio das populações de várias espécies e a desestabilização de ecossistemas frágeis. Além disso, ao explorar a influência das crenças supersticiosas no comportamento do consumidor e como o marketing explora essas crenças, a pesquisa deverá mostrar a profundidade das influências culturais e psicológicas no consumo de partes específicas de animais. Por fim, a pesquisa proporá estratégias de conscientização e intervenção, incluindo programas educativos, políticas públicas de proteção à biodiversidade e recomendações para iniciativas comunitárias adaptadas às necessidades regionais do Brasil, visando promover formas sustentáveis de consumo e mitigar os efeitos negativos sobre a biodiversidade e a saúde pública.