Banca de QUALIFICAÇÃO: HERLANE CHAVES PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HERLANE CHAVES PAZ
DATA : 23/08/2024
LOCAL: Virtual - 14h
TÍTULO:

O Consumo de produtos derivados de Animais Silvestres – uma investigação transformativa. 


PALAVRAS-CHAVES:

Superstição. Animais Silvestres. Pesquisa Transformativa do Consumidor. Cultura de Consumo. Consumo Pro-Ambiental.



PÁGINAS: 91
RESUMO:

O movimento da Pesquisa Transformativa do Consumidor (TCR) tem muito a contribuir com o estudo da superstição no consumo de animais silvestres, uma prática que, apesar de estarmos no século XXI, ainda persiste em diversas regiões do Brasil. A análise desse fenômeno revela não apenas as motivações culturais, históricas e econômicas que sustentam essa forma de consumo, mas também expõe suas graves implicações ambientais e sociais. A prática contínua de consumir animais silvestres resulta no declínio de populações de várias espécies, desestabiliza ecossistemas frágeis e perpetua crenças supersticiosas que influenciam decisões de compra irracionais. Portanto, entender e abordar essas questões é essencial para promover a proteção da biodiversidade e a saúde pública. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca como objetivo investigar o que leva indivíduos na atualidade ao consumo de animais silvestres no contexto cultural brasileiro. Para isso, a Tese vai identificar os motivos pelo qual os consumidores compram / consomem animal selvagem / produtos de animal selvagem; investigar as crenças supersticiosas e/ou ritual de superstição no consumo de animais selvagens ou partes desses animais e apresentar propostas transformadoras de bem-estar alimentar e formas de consumo pro-ambiental para a proteção de animal selvagem no Brasil. A pesquisa foi de natureza qualitativa básica, operacionalizada a partir da seleção de um perfil de consumidor que consumisse animais silvestres, envolvendo atividades de consumo pautadas em supertições. Pretende-se que no mínimo 10 consumidores participem do processo de construção de dados pautado nas técnicas de entrevista e coleta de fotografias (elicitação da imagem). Os textos gerados e as ilustrações coletadas serão examinadas, respectivamente, por meio da Análise Temática e da Análise Semiótica da Imagem Parada. Com base nos objetivos e na problemática apresentada, espera-se que a pesquisa revele diversos insights significativos sobre o consumo de animais silvestres no Brasil. Primeiramente, a investigação buscará identificar os motivos culturais, históricos e econômicos que levam os consumidores a comprar e consumir esses animais e seus produtos, com ênfase em regiões como o semiárido nordestino e o norte do Brasil, onde a caça desempenha um papel socioeconômico relevante. A pesquisa também deverá demonstrar o impacto ambiental significativo do consumo de animais silvestres, evidenciando o declínio das populações de várias espécies e a desestabilização de ecossistemas frágeis. Além disso, ao explorar a influência das crenças supersticiosas no comportamento do consumidor e como o marketing explora essas crenças, a pesquisa deverá mostrar a profundidade das influências culturais e psicológicas no consumo de partes específicas de animais. Por fim, a pesquisa proporá estratégias de conscientização e intervenção, incluindo programas educativos, políticas públicas de proteção à biodiversidade e recomendações para iniciativas comunitárias adaptadas às necessidades regionais do Brasil, visando promover formas sustentáveis de consumo e mitigar os efeitos negativos sobre a biodiversidade e a saúde pública.



MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1142643 - ELIANA ANDREA SEVERO - nullInterno - 1639834 - MARCONI FREITAS DA COSTA
Externo à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU - PUC-CHILE
Presidente - 1134222 - SALOMAO ALENCAR DE FARIAS
Externa ao Programa - 2364005 - VIVIANE SANTOS SALAZAR - null
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 11:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01