Banca de QUALIFICAÇÃO: STENIO BARROS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STENIO BARROS DE OLIVEIRA
DATA : 22/08/2024
LOCAL: Virtual - 14:00h
TÍTULO:

DRAG QUEENS BRASILEIRAS: Uma análise das suas performatividades identitárias em mídias sociais


PALAVRAS-CHAVES:

Drag Queens; Prossumo; Identidade; Mídias Sociais; Estudos Queer.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O fenômeno das Drag Queens no Brasil representa uma interseção única de arte, performance e expressão de identidade na era digital. As Drag Queens brasileiras se envolvem em atos performativos em plataformas de mídia social para construir e comunicar suas identidades a um público global. O desenvolvimento da cultura Drag Queen tem raízes históricas no teatro, que se expandem até as práticas de suas manifestações contemporâneas nas mídias sociais. Acompanhando a historicidade da subcultura drag queen é possível perceber como se reflete em seu percurso uma profunda mudança na forma como gênero e identidade são interpretados e percebidos na sociedade. O consumo drag, juntamente com a revolução queer, ganha outro patamar ao tornar-se parte de uma cultura de consumo num cenário liberal globalizado. O avanço por inclusão e direitos humanos às pessoas queer, consideradas dissidentes das normas de gênero impostas pela cultura dominante cishetero-patriarcal moderna, gerou legitimidade a um mercado que ganhou força política social e academicamente. O surgimento das Drag Queens como figuras influentes no reino digital não significa apenas uma mudança cultural, mas também ressalta o potencial influenciador das plataformas digitais na remodelação da dinâmica de poder das construções narrativas e formas de resistência a violências epistêmicas. De forma específica a gente vê uma alçada do processo de celebrização das drag queens. A construção de narrativas revela uma construção identitária de consumo, que podem revelar aspectos socioculturais, simbólicos e ideológicos do consumo, além de destacar as relações dinâmicas entre as ações do consumidor e como os indivíduos se definem com base nos grupos sociais aos quais pertencem  Esse consumo, por sua vez, pressupõe uma agência prossumerista uma vez que possui caráter agêntico produtivo, ou seja, que o consumidor exerce certa liberdade às normas de mercado, que os diferenciam da ideia de consumidores passivos e suscetíveis ao controle completo por organizações mercadológicas. Nesta margem de negociações do prossumo, tanto há a possibilidade de governo dos consumidores, quanto abre espaço para a possibilidade da manifestação de resistência dos consumidores, que revela certas performatividades. A partir dessas possibilidades performativas, representativas, identitárias e éticas, expressas pelo ser drag queen, desencadeiam percepções das possibilidades de influências ideológico-identitárias. A comunidade queer brasileira enfrenta um cenário político misto, travado entre avanços e retrocessos. O movimento mercadológico queer desencadeou um acesso à cultura queer, dentre ela a drag brasileira. Com base no explanado, esta pesquisa propõe buscar entender o problema em torno de como celebridades drag queens brasileiras prossumerizam performatividades identitárias em mídias sociais. Este contribui para a compreensão das dinâmicas de consumo, representações políticas identitárias queer, em especial da subcultura drag queen brasileira, mediante suas criações e interações digitais. Irá contribuir na área dos estudos culturais do consumo, e em especial para o enriquecimento temático plural no campo da Administração no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1667829 - ANDRE LUIZ MARANHAO DE SOUZA LEAO
Externo ao Programa - 3407628 - BRUNO MELO MOURA - nullInterno - ***.684.994-** - DIOGO HENRIQUE HELAL - FBV
Notícia cadastrada em: 08/08/2024 15:52
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