PERCEPÇÃO DOS ATORES EM REDES DE POLÍTICAS DESCENTRALIZADAS NA ECONOMIA CRIATIVA: uma análise a partir da proposta de um framework
Sociedade da informação, Redes de políticas públicas, Economia Criativa
As transformações econômicas e sociais no final do século XX e início do XXI são marcadas pela interação entre tecnologia, informação e forças socioeconômicas, características de uma sociedade da informação. A economia moderna valoriza elementos imateriais, onde criatividade e cultura são essenciais para a produtividade. A economia criativa, focada na criatividade e capital intelectual para a produção de bens e serviços, enfrenta desafios como incerteza da demanda e complexidade artística. Para potencializar seu desenvolvimento, o Estado desempenha um papel fundamental, investindo em cultura, incentivando a inovação e promovendo uma cultura de estímulo. Argumentamos que há uma carência de políticas efetivas para a economia criativa, devido não apenas aos elementos estruturais comuns a qualquer economia, mas também às limitações dos atores em gerenciar fatores internos às redes de políticas e à falta de percepção adequada dos fatores externos. Fatores socioculturais, institucionais, econômicos e políticos influenciam o contexto das redes de políticas. Nas economias específicas, como a economia criativa, esses problemas são exacerbados pelas suas particularidades. A política para a economia criativa deve ser baseada no entendimento e mapeamento das práticas dos atores envolvidos. Este estudo visa compreender como os atores estatais e sociais interpretam os fatores internos e externos às redes ao estabelecerem políticas para a economia criativa. Os objetivos específicos incluem discutir influências nas redes de políticas públicas, propor um framework analítico, identificar redes de políticas em Pernambuco, analisar percepções dos atores políticos, validar o framework e ilustrar o processo de políticas públicas para a economia criativa. A metodologia envolve um estudo de caso nas redes de políticas públicas em Pernambuco. Este estudo propõe avanços na compreensão das redes de políticas públicas para a economia criativa, mapeando as práticas dos atores envolvidos e as especificidades deste setor.