Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICIANE RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOICIANE RODRIGUES DE SOUSA
DATA : 09/07/2024
LOCAL: virtual google meet

ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL DE DAVID KOLB: O CASO DA METODOLOGIA PROJETÃO

Challenge-Based Learning. Comportamento empreendedor. Educação para o empreendedorismo. Metodologia Projetão. Teoria da aprendizagem experiencial.

O presente projeto de pesquisa propõe compreender como práticas de educação para o empreendedorismo (EE) experiencial fundamentada na aprendizagem baseada em desafios (Challenge-Based Learning - CBL) contribui para o aperfeiçoamento do comportamento empreendedor de estudantes de graduação na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE) de Kolb (1984). O estudo de caso único se caracteriza pela singularidade da metodologia Projetão, executada em forma de disciplina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife. A partir da abordagem CBL, os alunos em equipes multidisciplinares assumem o centro do ensino-aprendizagem para solucionar problemas da sociedade civil. A escolha do caso ocorre devido ao contexto geográfico em que se insere a UFPE onde se localiza o parque tecnológico Porto Digital e também pelos resultados alcançados com a disciplina, como geração de startups de sucesso, egressos trabalhando em ambientes inovadores e a prática de ensino-aprendizagem tem o propósito de contribuir com o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Será efetuada análise documental, seguida de observação participante com produção de fotografias e diário de campo e entrevistas semiestruturadas com alunos e professores. As reflexões decorrentes dos achados podem auxiliar na expansão das políticas pedagógicas das instituições de ensino superior (IES), na proposição de novas metodologias de ensino e contribuir para o avanço teórico acerca da temática EE, visto que preenche a lacuna dos estudos da área de empreendedorismo por analisar a EE na ótica de uma teoria da aprendizagem construtivista.

Presidente - 1133764 - FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Externa à Instituição - GRACYANNE FREIRE DE ARAUJO - UFS
Interno - 1863576 - HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
Notícia cadastrada em: 04/06/2024 16:06