Intercâmbio Educacional, Turismo de Intercâmbio, Formação Profissional, Desenvolvimento Pessoal, Egressos, Bacharelado em Turismo.
Nos últimos anos, o intercâmbio educacional tem se consolidado como uma importante ferramenta de internacionalização do ensino superior, promovendo o contato dos estudantes com diferentes culturas, idiomas e práticas acadêmicas e profissionais. Essa vivência, além de ampliar horizontes socioculturais, contribui significativamente para a formação integral dos indivíduos, especialmente em cursos voltados ao campo do Turismo, onde a compreensão de diferentes realidades e contextos globais é fundamental. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar a influência do intercâmbio educacional na formação profissional e pessoal de egressos do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, com o intuito de compreender, de maneira aprofundada, as experiências e percepções dos egressos acerca dos impactos dessa vivência em suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais. A coleta de dados incluiu uma revisão bibliográfica fundamentada em livros, artigos científicos, dissertações e teses, com pesquisas realizadas em bases de dados nacionais e internacionais, como Google Acadêmico, Periódicos Capes, Web of Science e Scopus. Foram priorizadas publicações dos últimos cinco anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, além da consulta a obras clássicas e seminais que serviram de referência teórica e metodológica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, por meio de videoconferência, com egressos do curso de Turismo da UFPE que participaram de programas de intercâmbio. A utilização dessa técnica buscou captar as nuances das vivências individuais, possibilitando uma análise mais sensível e detalhada dos efeitos diretos e indiretos do intercâmbio em suas formações. Os resultados da pesquisa evidenciam diversas motivações que levaram os participantes a buscar o intercâmbio, como o desejo de aprimorar um idioma, conhecer outras culturas, viver novas experiências e aproveitar oportunidades oferecidas pela administração pública. Identificou-se, ainda, que essa vivência internacional influenciou positivamente tanto a escolha quanto o desenvolvimento do curso superior em Turismo, contribuindo para uma melhor compreensão das disciplinas. No campo profissional, os egressos relataram ganhos em termos de qualificação para atuar com intercâmbio e valorização do currículo. No âmbito pessoal, destacaram-se o fortalecimento da maturidade e independência.