Identidade de Lugar do Indivíduo, Eu Estendido Digital e a Imagem de Destinos Turísticos em Ambientes de Jogos Virtuais
Identidade de lugar; Eu estendido digital; Avatares reincorporados; Jogos virtuais; Imagem de destinos turísticos.
Embora importantes avanços tenham sido realizados na compreensão da identidade de lugar, da extensão do Eu e da formação de imagens de destinos turísticos, ainda persiste uma lacuna na literatura no que diz respeito ao papel da identidade de lugar do Eu estendido digital na construção de imagens de destinos turísticos em ambientes de jogos virtuais. Pesquisas anteriores tendem a abordar esses conceitos de forma isolada ou limitadas a contextos específicos, sem explorar como a interseção entre identidade de lugar e Eu estendido digital podem agir na formação de imagens em relação a destinos turísticos no ambiente virtual. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar qual o papel da identidade de lugar e do Eu estendido digital na formação de imagens de destinos turísticos em jogos virtuais. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas em profundidade e grupos focais, analisados por técnicas de análise temática e análise de conteúdo. Os principais resultados evidenciam que a identidade de lugar, por meio dos avatares, atua como uma endossante na formação de imagens de destinos turísticos. Ademais, identificou-se que, em ambientes de jogos virtuais que replicam cidades do mundo real, os jogos funcionam como estímulos relevantes para a formação de imagens dos destinos, com os avatares desempenhando um papel de "educadores" que estimulam as imagens. Dessa forma, a pesquisa não apenas contribui para suprir uma lacuna teórica, como também oferece importantes implicações gerenciais para o desenvolvimento de estratégias de marketing turístico em ambientes digitais.