RESÍDUOS SÓLIDOS E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE PÚBLICA: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA NA ESCOLA E NA PRAÇA - VARZEA, RECIFE PE
Educação Ambiental, Saúde Única, Práticas Agroecológicas
A crescente quantidade de resíduos sólidos descartados de forma inadequada representa um dos principais problemas ambientais da atualidade, afetando tanto os sistemas naturais quanto os sociais e comprometendo a saúde pública. O manejo incorreto contribui para a contaminação do solo, da água e do ar, para o aumento da emissão de gases de efeito estufa, como o metano, e para a proliferação de vetores de doenças – mosquitos, moscas e roedores – responsáveis por enfermidades como dengue, chikungunya, diarreia e leptospirose.
Diante desse cenário, torna-se fundamental a gestão sustentável dos resíduos sólidos, por meio de práticas como a não geração, redução, reutilização, reciclagem, compostagem e disposição final ambientalmente adequada. Tais ações devem ser articuladas à valorização do trabalho dos catadores e à efetiva implementação da coleta seletiva, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). No bairro da Várzea, Recife-PE, onde se localizam a escola e a praça foco deste estudo, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti foi registrado em 9,9, enquanto a média da capital é de 1,9 (MS, 2024), evidenciando a necessidade urgente de ações educativas e preventivas.
O objetivo deste estudo é promover a conscientização crítica e reflexiva sobre a gestão inadequada dos resíduos sólidos e seus impactos no ambiente e na saúde pública, estimulando a adoção de práticas sustentáveis e cidadãs no ambiente escolar e comunitário. Para isso, será elaborada e implementada a cartilha digital interativa intitulada “Quem cuida do lixo, cuida da vida: da lixeira ao saber”, direcionada a 40 alunos do sétimo ano do ensino fundamental da Escola de Referência em Ensino Fundamental Professor Cândido Duarte, envolvendo ainda outras turmas, docentes e a comunidade local em uma abordagem interdisciplinar.
A metodologia adotada baseou-se na pesquisa-ação, de caráter qualitativo, partindo da coleta das concepções prévias dos estudantes sobre resíduos sólidos (pré-teste) e do desenvolvimento de uma sequência didática em oito módulos, contemplando: leitura e contextualização de textos, produção de jogos, pesquisas, elaboração de glossário, criação de histórias em quadrinhos, rodas de conversa, montagem de composteira, construção de mapas conceituais, quizzes, produção de panfletos, vídeos, cartazes e ações práticas de coleta de resíduos na escola e na praça.
O estudo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial: ODS 4 (educação de qualidade), ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 12 (consumo e produção responsáveis), além de integrar as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A validação do Produto Técnico Tecnológico (PTT) será realizada por docentes da Educação Básica, seguindo critérios da CAPES, a partir de indicadores como: aplicabilidade, relevância pedagógica, viabilidade de replicação e potencial para fortalecer a educação ambiental, promovendo práticas sustentáveis voltadas à proteção do meio ambiente e à saúde pública.