O CALENDARIO ECOLOGICO E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DA EDUCACAO BASICA
Educação Ambiental; Educação Básica; Formação de Professores; Mudanças Climáticas; Agenda 2030.
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um calendário ecológico e ambiental como ferramenta pedagógica para auxiliar professores da educação básica no planejamento e execução de ações pedagógicas em prol da sustentabilidade ao longo do ano letivo. As propostas organizadas nesse calendário articularam reflexões dos principais teóricas da educação socioambiental a práticas educativas, com base nos princípios da educação ambiental crítica, nas diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Além disso, foram entrevistados professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal do Município de Goiana (n=25 professores), que responderam a um questionário com 13 questões abertas e 11 questões fechadas. Os resultados apoiaram a construção do Calendário Socioambiental, bem como a construção de uma Formação Continuada para contribuir com a inserção desse material no planejamento anual das ações pedagógicas, as quais incluíram roda de conversas, exposição dialogada, dinâmicas e jogos pedagógicos. O calendário integra conteúdos temáticos relacionados a ecologia, sustentabilidade e mudanças climáticas, organizados de forma a alinhar-se aos marcos comemorativos ambientais e às necessidades do currículo escolar. A proposta oferece momentos de reflexões que podem ser adaptados às realidades locais e facilmente inseridos na rotina escolar, além de promover uma conexão mais profunda entre os estudantes e os desafios socioambientais contemporâneos, evidenciando sua potencialidade como recurso didático e formativo. A conclusão aponta para a relevância de materiais pedagógicos como este na superação de lacunas na formação docente e na efetivação de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, visando a sensibilização sobre as mudanças climáticas e a transformação do mundo, erradicando a pobreza, protegendo o planeta e garantindo que todos possam desfrutar de paz e prosperidade.