MATEMATICA PARA UM PLANETA UMIDO: Monitoramento de precipitacao e sustentabilidade ambiental numa escola, estudo de medidas de tendencia central com o uso de um pluviometro sustentavel
Sustentabilidade, Educação e Tecnologia
Este trabalho apresenta o desenvolvimento do aplicativo educacional AQUAPLUV como produto técnico-tecnológico voltado ao monitoramento de dados pluviométricos em ambiente escolar. A proposta visa integrar o ensino de estatística à educação ambiental, promovendo uma abordagem interdisciplinar que articula matemática, ciências e tecnologia. O estudo foi motivado pelos desafios relacionados à escassez hídrica e à necessidade de conscientização ambiental no contexto escolar. A metodologia adotada incluiu a construção de pluviômetros sustentáveis com materiais recicláveis, o planejamento e a aplicação de uma sequência didática prática e a participação ativa dos alunos no desenvolvimento do aplicativo. Os dados coletados ao longo de um semestre letivo foram analisados com base em medidas de tendência central, utilizando o aplicativo como ferramenta de registro e interpretação gráfica das informações. Os resultados evidenciaram que o uso do AQUAPLUV favoreceu o aprendizado significativo, o engajamento estudantil e o desenvolvimento de habilidades analíticas, digitais e socioambientais. A proposta demonstrou o potencial das tecnologias educacionais na promoção de uma educação mais contextualizada, crítica e sustentável.