Banca de DEFESA: LENIVALDO IDALINO DE OLIVEIRA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LENIVALDO IDALINO DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 18/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

“POR NÓS, PARA NÓS, SOBRE NÓS”: O processo de construção do pertencimento racial negro em estudantes cotistas da UFPE


PALAVRAS-CHAVES:

Pertencimento Negro Racial. Teoria da Afrocentricidade. Políticas
de Ações Afirmativas. Comissão de Heteroidentificação.

 


PÁGINAS: 373
RESUMO:

Desde 2019 a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passou a
implementar, nos editais de seleção discente dos Cursos de Graduação, o processo
de verificação da autodeclaração de pretos(as) e pardos(as) a fim de selecionar
candidatos(as) detentores legítimos dos direitos das políticas de ações afirmativas
para população negra. Sabemos que a construção do pertencimento negro está
diretamente vinculada às memórias e experiências vivenciadas pelos povos de
origem africana e afrodiaspóricas e às características fenotípicas que são inerentes
a esta categoria racial. Entretanto, boa parte da população brasileira não se
reconhece enquanto negro(a), pois muitas vezes não percebem a origem de sua
ancestralidade e se afastam do seu fenótipo, contribuindo para não percepção do
racismo existente em nossa sociedade. Pensando nesta problemática, esta pesquisa
objetiva compreender o processo de construção do pertencimento racial negro em
estudantes cotistas ingressantes na UFPE após a implementação da Comissão de
Heteroidentificação, destacando suas experiências, resistências e estratégias de
empoderamento, buscando investigar (1) como as experiências educativas
vivenciadas na escola e nos movimentos sociais fortalecem a construção do
pertencimento racial negro, (2) qual o impacto da marginalidade e da centralidade na
construção do pertencimento racial negro, considerando a relação entre raça e
racismo e (3) quais os nível de consciência afrocêntrica entre os sujeitos e seu
impacto na construção do pertencimento racial negro, levando em conta seu
empoderamento e apreensão da agência. Escolhemos como lócus da pesquisa a
Educação Básica do Estado de Pernambuco, a partir da análise das histórias de vida
dos estudantes negros cotistas ingressantes nos Cursos de Graduação da UFPE a
partir de 2019. Para tanto, utilizamos como aporte teórico a Afrocentricidade,
sistematizada pelo filósofo Molefi Kete Asante (2014), em diálogo com os conceitos
de Quilombismo de Abdias do Nascimento (2019) e de Amefricanidade de Lélia
Gonzalez (2020), pois entendemos que pesquisas sobre a temática racial precisam
de um olhar afrocentrado, que coloque a experiência negra no centro da sua própria
história. Nesse sentido, escolhemos como lente metodológica a Afronografia,
desenvolvida por Asante (2005). Utilizamos a História Oral como técnica de coleta
para as entrevistas narrativas realizadas com nossos participantes e desenvolvemos

o Afropercurso para analisar os dados produzidos na pesquisa de campo, alinhando-
se à teoria aplicada. Levantamos como hipótese que apesar de importante no

processo educativo, a escola, mesmo após vinte anos da aprovação da Lei no
10.639/2003, pouco contribui para o processo de reconhecimento acerca do ser
negro no Brasil e defendemos a tese de que a participação ativa de jovens em
movimentos sociais direcionados à temática negra promove a construção de um
pertencimento racial positivo, atuando como um fator mediador na superação da
internalização do racismo e consolidando novas formas de ativismo político e cultural.
Ao final da pesquisa, percebemos, a partir das narrativas, que o pertencimento racial
negro se construiu majoritariamente por meio de experiências de racismo e da
atuação em movimentos sociais, e não pelo currículo escolar.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Interno - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Interna - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Externa ao Programa - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS - UFPEExterno à Instituição - ARISTEU PORTELA JUNIOR
Externo à Instituição - GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
Notícia cadastrada em: 15/12/2025 18:38
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