Banca de DEFESA: HELLIDA BEATRIZ DE LIMA MARINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HELLIDA BEATRIZ DE LIMA MARINHO
DATA : 16/12/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

O CURRÍCULO EM TRADUÇÃO: MOVIMENTOS DOCENTES NAS PRESCRIÇÕES E PRÁTICAS EM BREJO DA MADRE DE DEUS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Políticaspráticas Curriculares; Tradução;


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Este trabalho de dissertação de mestrado inscreveu-se no campo dos estudos sobre currículo e
práticas curriculares, investigando como as políticas curriculares prescritivas se relacionaram
com as políticas-práticas produzidas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental
em escolas públicas de Brejo da Madre de Deus. Amparados pelo movimento
desconstrucionista de Derrida, operamos com os jogos de linguagem que atravessaram esse
contexto, compreendendo que a tradução é o próprio princípio de articulação do saber e, por
isso, a escrita aqui produzida também se assumiu como tradução, gesto que não fechou sentidos,
mas expôs suas possibilidades. Metodologicamente, realizamos a análise de documentos
curriculares prescritivos e entrevistas com as professoras parceiras da pesquisa. Os resultados
mostraram que a BNCC operou com um anseio de totalidade e padronização que tentou conter
a heterogeneidade das trajetórias; o Currículo de Pernambuco assumiu sua dimensão provisória
e traduzida; e o currículo local, embora organizado em planos de ensino que buscavam
segurança e coerência, foi continuamente retomado e reinventado pelas professoras conforme
as condições concretas de suas turmas. Os discursos docentes indicaram que “atraso”, “base”,
“aluno ideal” e “cumprimento do planejamento” foram tensionados pelas histórias singulares
que irromperam no cotidiano, aquilo que Derrida chama de acontecimento. As professoras,
diante de avaliações externas, demandas institucionais e realidades sociais complexas,
construíram práticas que oscilaram entre cuidado e vigilância, autonomia e controle,
produzindo traduções cotidianas que reinscreveram o currículo a partir do vivido. Concluímos
que o currículo se apresentou como uma tessitura inacabada, marcada pela diferença, pela
alteridade dos alunos e pela força ética e política da docência, que transformou qualquer
prescrição em obra sempre por vir.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PRISCILA DE LIMA ARAÚJO AZEVÊDO
Presidente - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MARIA JULIA CARVALHO DE MELO
Notícia cadastrada em: 15/12/2025 17:21
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