Banca de DEFESA: JOANE SANTOS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOANE SANTOS DO NASCIMENTO
DATA : 23/10/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA (https://meet.google.com/ptz-wyvv-jak)
TÍTULO:

INFANDOCÊNCIA: A docência como experimentação de si em gestualidades ínfimas com a educação


PALAVRAS-CHAVES:

Infandocência. Devir. Experiência. Aprenderesfazeres nômades.
Gestualidades ínfimas. 


PÁGINAS: 187
RESUMO:

Esta pesquisa busca deslocar o pensar a docência a partir da infância como devir (Deleuze;
Guattari, 1997). Problematizando: que deslocamentos produzidos pela infandocência, com os
aprenderesfazeres nômades e gestualidades ínfimas mobilizadas no cotidiano da escola, nos
dão a pensar a docência? Sem o intuito de esgotar as possibilidades, abordando a questão como
um convite para pensar a docência que tendencialmente tateia nos limites da profissão, como
uma experiência, uma composição gestual, por mãos, de modo artesanal (Larrosa, 2019a).
Neste sentido, a tese privilegia um caminho desviante da herança moderna. Constituindo-se
uma escrita-tese que se faz no processo, com os cotidianos, com os participantes da pesquisa,
que também são intercessores do pensamento. Uma tessitura, uma composição construída por
furtos inventivos, platôs sem unicidade de ponto de origem que se alastram com ramificações
enredadas, tal como um rizoma (Deleuze; Guattari, 1997), com a defesa de uma docência, outra,
da criação, poética, infante, sem idade, estágios e cronologias. Uma docência, experiência,
como fruição da liberdade, da fantasia, da imaginação. Docência que se faz por docentes-artistas
(Corazza, 2008) que poeticamente, por mãos e maneiras, mobilizam uma auto alteração e criam
em suas composições, enquanto também alteram o outro quando pintam na tela da educação,
de forma ativa, jogando com os vários sentidos já postos e com os significados. Para tanto, por
sua aposta em uma discussão com fluidez, priorizando as multiplicidades, esta tese fomentou a
configuração de uma pesquisa-rio, movendo-se por uma metodologia cartográfica (Deleuze;
Guattari, 2012a) que sem antecipações e sem modelos pré-definidos nos ajudou a construir o
percurso com experiência e sentido. Afinal, a cartografia, como um rio, se dá em movimento,
aberto e disponível às relações. Neste fluxo, ao passo que nos permitimos mover pelos
acontecimentos do cotidiano da escola, campo de pesquisa, se sobressaíram, a cada encontro,
as redes de conversações, ou seja, o exercício de puxar fios de conversações com os
intercessores do pensamento, isto é, uma ramificação de imagens e conversas, que foram
criando com isso um plano de múltiplas possibilidades. Ademais, a pesquisa obtém como
intercessores teóricos, para além dos nossos participantes da pesquisa, autores que por uma
Filosofia da diferença nos provocam a um pensar desviante, abrindo caminhos para uma
desestabilização necessária visando à criação, tais como: Deleuze e Guattari, Foucault,
Agamben, Larrosa, Corazza, Skliar, Ferraço, Kohan, entre outros. Assim, “Infandocência: A
docência como experimentação de si em gestualidades ínfimas com a educação” é um encontro
convidativo a investir no pensar a docência fora do automatismo discursivo, pensá-la por um
processo disposto por mãos e maneiras errantes, da multiplicidade, que se movimentam em

meio aos encontros, acontecimentos, composições e irrupções que insurgem nos diversos
espaçostempos da escola. A tese aponta para a necessidade da docência em contar com a
possibilidade legítima e deliberada de poder criar no cotidiano das escolas, inventando outros
caminhos. A educação pensada aqui, em infandocências, reivindica simbioses, encontros e
devires.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEONARDO RANGEL DOS REIS
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Interno - 1172944 - CARLOS EDUARDO FERRACO
Presidente - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa à Instituição - LARISSA FERREIRA RODRIGUES GOMES
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 17:49
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