Banca de DEFESA: JOSE JARDEL SILVA MERGULHAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE JARDEL SILVA MERGULHAO
DATA : 21/10/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

CARTOGRAFANDO OS DIZERES, OS FAZERES, OS APRENDERES E AS EXPERIÊNCIAS PRODUZIDAS E VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS E PROFESSORES NO CURRÍCULO ORGANIZADO EM CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: das prescrições às irrupções e acontecimentos.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Infância; Educação Infantil; Currículo em Campos de Experiência


PÁGINAS: 142
RESUMO:

O que pode nos dar a pensar a infância no espaço-tempo da Educação Infantil no contexto do
currículo organizado em campos de experiência? Que encontros se fazem presentes entre as
experiências de crianças e professores nesse contexto? Que experiências, irrupções, dizeres, fazeres
e aprenderes são produzidos, inventados e experienciados pelos professores e as crianças, enquanto
micropolíticas tecidas no/com o cotidiano da Educação Infantil, produzidos em meio aos códigos e
as prescrições macropolíticas do currículo? A partir desses questionamentos buscamos, em nosso
estudo, destacar a experiência da infância dentro do espaço-tempo da Educação Infantil, no
contexto da Pré-Escola, nas vivências dos professores e crianças dentro do currículo organizado em
campos de experiência. Nessa perspectiva nossa pesquisa passa pelo acompanhamento de
processos, dentro das vivências dos professores e crianças em um CMEI do Município de Toritama,
no Agreste de Pernambuco. Um convite a um exercício de pesquisa de inspiração cartográfica
(Rolnik, 2017), cuja produção dos dados foi mobilizada por alguns instrumentos, a saber: as
conversas (Silva; Ribetto, 2019), a observação e os registros em diário de campo (Barros; Kastrup,
2015), de modo a permitir o acompanhamento dos processos, dos encontros e das construções de
significados experienciadas dentro do território existencial que pesquisamos. Para nos ajudar a
pensar e dar a ler os dados dialogamos com alguns intercessores teóricos: Kohan (2007, 2010,
2020), Skliar (2018), Larrosa (2002, 2006), Masschelein e Simons (2014) Abramowicz, Lovcovitz e
Rodrigues (2009) que nos auxiliam a problematizar os conceitos de infância, experiência e
Educação Infantil, além de Corazza (2016), Campos e Barbosa (2015), Ferraço (2013) e Simonini
(2015) que nos provocam a pensar as concepções de currículo e os campos de experiência. Assim
nosso estudo se volta a pensar a infância dentro dos encontros com a infância que se faz presente na
vivência dos professores e crianças no espaço-tempo da Pré-escola, visando vislumbrar os dizeres,
fazeres, aprenderes, experiência, irrupções e linhas de fuga que são construídas nesses encontros em
devir-criança. Assim, percebemos que na potencialidade da vida que pulsa no território existencial
da nossa pesquisa, as crianças e os professores criam significados, invencionices, convites,
artistagens e experiências outras, que perpassam a construção do currículo em campos de
experiência e vão além das prescrições curriculares.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1328163 - CARLA PATRICIA ACIOLI LINS GUARANA
Presidente - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Externa ao Programa - 3331181 - TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO - null
Notícia cadastrada em: 17/10/2025 15:36
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