ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES INICIANTES PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO.
Formação Continuada; Professores Iniciantes; Educação Inclusiva; Ensino Colaborativo; Autismo.
Esta pesquisa objetivou analisar as contribuições do Ensino Colaborativo como estratégia de
Formação Continuada com professores iniciantes na Inclusão Escolar de crianças com
autismo. Teoricamente, discute a Educação Especial na perspectiva inclusiva (Brasil, 2008;
Mendes, 2006, 2010; Pletsch, 2020). O Transtorno do Espectro Autista é abordado a partir
de Orrú (2023), Prizant e Fields-Meyer, Schmidt (2013), DSM-V (APA, 2014) e da CID-
10/11. A formação continuada e os desafios dos professores iniciantes são tratados por
Marcelo (1999, 2010), Huberman (2013), Príncepe e André (2019) e Franco et al. (2023). Já
o Ensino Colaborativo é discutido a partir de Mendes, Vilaronga e Zerbato (2022), Glat
(2018) e Gately e Gately (2001). Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa,
fundamentada em Lüdke e André (2018) e Gatti e André (2013), do tipo colaborativa
(Ibiapina, 2008). Os procedimentos envolveram análise documental, questionário (Severino,
2017) e grupos de discussão (Weller, 2013), articulados a encontros de reflexão colaborativa.
A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo temática (Moraes, 1999). Os
resultados apontam a relevância da colaboração entre pares no desenvolvimento profissional
de iniciantes. Em Caruaru-PE, embora o Ensino Colaborativo não seja prática consolidada
na rede, verificou-se disposição para colaborar e indícios de articulações voltadas à inclusão
de crianças com TEA, sustentadas pelo compartilhamento de saberes, ajuda mútua e suporte
entre professores da educação especial e do ensino comum. Conclui-se que a rede municipal
necessita ampliar redes colaborativas que acolham os iniciantes, assegurem suporte
formativo e práticas inclusivas, evidenciando o compromisso ético dos docentes e sua
necessidade de políticas de inserção docente com ênfase na educação inclusiva.