RECURSOS DE PROFESSORES(AS) PARA ENSINAR A GRANDEZA ÁREA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO CAMPO
Palavras-chave: Abordagem Documental do Didático. Recursos. Educação do Campo.
Escola do Campo. Atividades Produtivas. Grandeza Área.
A pesquisa situa-se nos domínios da Educação do Campo, da Educação Matemática e da
Abordagem Documental do Didático (ADD). Tem como objetivo compreender como
professores(as) de escolas do campo do Agreste Setentrional de Pernambuco selecionam,
constroem e utilizam recursos para ensinar a grandeza área nos anos finais do Ensino
Fundamental e no Ensino Médio e que relação estabelecem com as atividades produtivas.
Fundamenta-se nos estudos sobre a Educação do Campo, a ADD e as Grandezas e
Medidas, particularizando a grandeza área. Adota a Metodologia de Investigação
Reflexiva, no âmbito da ADD, para produzir os dados com seis professores(as) que atuam
nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas do campo de quatro
municípios do Agreste Setentrional de Pernambuco. Os instrumentos de produção de
dados incluem entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) participantes, a
produção, por eles, de vídeos e mapas de recursos para ensinar a grandeza área. Realizou-
se, também, um levantamento de dados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), notadamente, sobre as principais atividades produtivas – agrícolas e agropecuárias – desses municípios e uma entrevista com um representante de cada
comunidade onde está situada as escolas. Para complementá-los foram realizadas
entrevistas com representantes das comunidades nas quais as escolas do campo estão
sediadas. Os resultados mostram que os(as) professores(as) dispõem de uma diversidade
de recursos, tanto materiais – como livros, figuras geométricas, vídeos e objetos do
cotidiano – quanto não materiais a exemplo de saberes da experiência, manifestações
culturais do lugar e atividades produtivas. Por vezes, tais recursos foram associados às
realidades do campo, na medida em que o plantio de milho, a medição de terrenos, a
construção de cercas e a divisão de espaços produtivos foram citados para ensinar a
grandeza área. Considera-se, a partir dos resultados, a necessidade de se construir e
vivenciar ações de formação continuada para professores(as) que ensinam em escolas do
campo a fim de propiciar uma estreita relação entre os conteúdos matemáticos e a
Educação do Campo.