Banca de DEFESA: MARIA ERIVALDA DOS SANTOS TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ERIVALDA DOS SANTOS TORRES
DATA : 30/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) NO CONTEXTO DO FÓRUM DA EJA DO AGRESTE CENTRO NORTE-PE À LUZ DOS ESTUDOS FREIREANOS: Dizeres e fazeres de professores(as) iniciantes e experientes

 


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada dos(as) professores(as) da EJA. Professores(as)
iniciantes e experientes. Estudos freireanos.

 


PÁGINAS: 173
RESUMO:

O presente estudo situa-se nas discussões acerca da Formação Continuada de Professores(as)
da EJA, à luz dos estudos freireanos, no contexto do Fórum Regional do Agreste Centro Norte,
com foco nos dizeres e fazeres dos(as) professores(as) iniciantes e experientes. Tomou-se como
objeto de estudo a “Formação continuada de professores(as) iniciantes e experientes da EJA à
luz da abordagem freireana”, que foi estudado a partir do problema de pesquisa: Como se
materializa, à luz dos estudos freireanos, a formação continuada nos dizeres e fazeres dos(as)
professores(as) iniciantes e experientes, no contexto da EJA do Agreste Centro Norte-PE?
Como objetivo geral a pesquisa se propôs - Analisar, à luz dos estudos freireanos, a
materialização da formação continuada nos dizeres e fazeres dos(as) professores(as) iniciantes
e experientes no contexto da EJA do Agreste Centro Norte-PE. As discussões realizadas na
pesquisa fundamentaram-se nas categorias teóricas: formação continuada de professores(as),
com Nóvoa (1991), Imbernón (2009), Giordan e Hobold (2015) e Paulo Freire (1997, 2001,
2016), dentre outros; professores(as) iniciantes, a partir de Veenman (1988), Gouveia, (2023)
Príncepe e André (2018), André (2012), Garcia (1999), Mendonça (2019) e Huberman (1995),
etc.; professores experientes na acepção de Marcelo (2009), dentre outros. Para a compreensão
do contexto do Fórum retomou-se Silva (2008); e para a perspectiva dos estudos freireanos
foram usadas as obras de Paulo Freire (1992, 2006, 2011, 2015a, 2015b 2016, 2019). O percurso
metodológico se pautou em uma abordagem predominantemente qualitativa, conforme Lüdke
e André (2018). Com relação à produção dos dados, a pesquisa seguiu três direções: a primeira,
com o procedimento de análise documental, tratando os documentos do tipo oficial e técnico
(Lüdke, André, 2018); a segunda, para atilar os participantes, tomando por base o instrumento
questionário (Severino, 2017) e, a terceira, com o grupo de discussão (Weller, 2013), onde
foram feitos Círculos de Cultura Formativo e Análise documental das atividades desenvolvidas
pelos(as) professores(as) com os(as) estudantes. Os dados foram analisados na perspectiva da
análise de conteúdo conforme Moraes (1999), em que a interpretação se dá por meio das
temáticas e significados que emergem. Os resultados evidenciaram que o déficit de políticas
públicas de formação específica para a EJA é uma realidade persistente, e que o FREJAACN,
por meio de seus encontros anuais, seminários e reuniões ordinárias mensais assume o papel
crucial de prover essa formação, em uma perspectiva crítica e freireana. Foram verificadas nas
análises que a materialização da formação continuada nos dizeres e fazeres dos(as)
professores(as) iniciantes e experientes no contexto da EJA do Agreste Centro Norte-PE, à luz
dos estudos freireanos, demonstrou que, apesar dos desafios estruturais e da ausência de apoio
institucional formal, os(as) professores(as) engajados(as) no FREJAACN constroem e
experienciam práticas pedagógicas profundamente arraigadas nos princípios freireanos. A
pesquisa, portanto, não apenas confirmou a materialização dessa formação no contexto do
FREJAACN, mas ressaltou sua urgência e vitalidade para a EJA.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externa à Instituição - GLÁUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 23/09/2025 22:28
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