Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS FÁTIMA ASSIS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS FÁTIMA ASSIS DE ARAÚJO
DATA : 25/07/2025
LOCAL: sala virtual do PPGEduC
TÍTULO:

NARRATIVAS ESCREVIVIDAS E TRANSGRESSOES FORMATIVAS: A EXPERIENCIA PEDAGOGICA DO QUILOMBANDO


PALAVRAS-CHAVES:

autoetnografia; decolonialidade; diários de campo; memória;


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Nesta pesquisa desejei investigar a relação entre narrativas escritas e a transgressão
formativa, com foco na experiência do e no QUILOMBANDO como um movimento
decolonial, uma autoetnografia de pesquisa e memória. Como as memórias podem contribuir
na construção de práticas educacionais decoloniais? Esta foi a pergunta orientadora. Para
respondê-la utilizei dos meus diários de campo como fontes primárias para desenhar como a
memória pode ser ferramenta de resistência e descolonização. Desafiando desse lugar que
tradicionalmente desconsidera saberes ancestrais e constrói margens na construção do
conhecimento, perpetuando uma perspectiva eurocêntrica. Através da autoetnografia, que
valoriza a experiência vivida e a memória, o estudo busca construir a resposta do mover e seu
potencial decolonial para promover uma educação que valorize a diversidade epistêmica.
Busquei destacar a importância da memória, da experiência, do afeto e da troca de saberes na
construção de uma educação decolonial, enfatizando a necessidade de reconhecer e valorizar
as narrativas de vivências. A opção pela primeira pessoa do singular na escrita do texto é
parte do fazer decolonial investigativo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1314264 - CAROLINE FARIAS LEAL MENDONCA - nullInterno - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Interno - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Presidente - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 24/07/2025 16:57
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