A FORMACAO SUPERIOR DE DOCENTES INDIGENAS EM PERNAMBUCO: DAS LICENCIATURAS NAO ESPECIFICAS A LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA
formação docente indígena; decolonialidade; currículo; licenciatura
intercultural indígena.
O presente projeto de qualificação de doutorado versa sobre a formação superior de docentes
indígenas em instituições de ensino não específicas e na licenciatura intercultural indígena,
tomando como locus de enunciação o estado de Pernambuco. Partimos do postulado que a
formação específica e diferenciada, ou seja, um currículo que contemple a especificidade da
formação de professoras e professores indígenas, em uma perspectiva intercultural, pode
contribuir significativamente para uma educação escolar mais alinhada com as pautas,
interesses e lutas dos povos indígenas. A pesquisa busca responder a seguinte questão central:
quais as diferenças entre as licenciaturas interculturais indígenas e as licenciaturas não
específicas na formação étnica e política de professores e professoras indígenas? Nos
subsidiamos teoricamente no pensamento pós-colonial, no pensamento decolonial, nos
estudos culturais e nas teorias de currículo. Partindo de uma perspectiva etnográfica,
buscamos construir uma relação dialógica com as/os participantes da pesquisa.