Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALLY ARAUJO DA SILVA GALINDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALLY ARAUJO DA SILVA GALINDO
DATA : 24/07/2025
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

A FORMACAO SUPERIOR DE DOCENTES INDIGENAS EM PERNAMBUCO: DAS LICENCIATURAS NAO ESPECIFICAS A LICENCIATURA INTERCULTURAL INDIGENA


PALAVRAS-CHAVES:

formação docente indígena; decolonialidade; currículo; licenciatura
intercultural indígena.

 


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente projeto de qualificação de doutorado versa sobre a formação superior de docentes
indígenas em instituições de ensino não específicas e na licenciatura intercultural indígena,
tomando como locus de enunciação o estado de Pernambuco. Partimos do postulado que a
formação específica e diferenciada, ou seja, um currículo que contemple a especificidade da
formação de professoras e professores indígenas, em uma perspectiva intercultural, pode
contribuir significativamente para uma educação escolar mais alinhada com as pautas,
interesses e lutas dos povos indígenas. A pesquisa busca responder a seguinte questão central:
quais as diferenças entre as licenciaturas interculturais indígenas e as licenciaturas não
específicas na formação étnica e política de professores e professoras indígenas? Nos
subsidiamos teoricamente no pensamento pós-colonial, no pensamento decolonial, nos
estudos culturais e nas teorias de currículo. Partindo de uma perspectiva etnográfica,
buscamos construir uma relação dialógica com as/os participantes da pesquisa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTÔNIO DARI RAMOS
Externo à Instituição - ELIENE AMORIM DE ALMEIDA
Interna - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Presidente - 2299920 - SANDRO GUIMARAES DE SALLES
Interno - 1152014 - SAULO FERREIRA FEITOSA
Notícia cadastrada em: 23/07/2025 19:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07