Banca de DEFESA: SARA ESTÉRFANE AMORIM OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARA ESTÉRFANE AMORIM OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 16/04/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENSINO DE HISTÓRIA: MAPAS
CARTOGRÁFICOS ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS
HISTORIADORES/AS NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em direitos humanos. Ensino de história. Ensino superior.
Cartografias.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

A presente pesquisa inscreve-se no âmbito das discussões sobre a Educação em Direitos
Humanos (EDH) como ferramenta para a construção de uma cultura de direitos no Brasil e para
o fortalecimento dos processos democráticos. A partir dessa compreensão, consideramos
imprescindível para a solidificação desses objetivos não apenas a elaboração de dispositivos
normativos para a EDH, mas também o engendramento de um entendimento dos direitos
humanos como linguagem de luta. Para isso, a inserção da EDH nas instituições de ensino
superior torna-se etapa fundamental. As abordagens e conceitos da EDH devem fazer parte de
toda a organização dos cursos e da própria instituição, a fim de formar profissionais que

demostrem em suas práticas o compromisso com os direitos humanos. Nesse estudo, propomo-
nos a analisar as possibilidades para a EDH no curso de Licenciatura em História da

Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte, através de um olhar cartográfico sobre o
currículo, as relações subjetivas que se desenrolam em sala de aula e os afetos mobilizados no
processo de ensinar história. Como orientadores desse fazer cartográfico, utilizamos os estudos
de Benjamin (1994; 2009; 2012), Candau (2007; 2008), Deleuze e Guattari (1995), Huyssen
(2014), Jelin (2002), Magendzo (2009; 2015) e muitas outras vozes que aqui compartilham seus
pensamentos. As reflexões desses autores e autoras nos levam a enxergar a pesquisa como
possibilidade, incentivando uma atitude de abertura aos acontecimentos. Assim, na intenção de
compreender as interlocuções e as interpretações acerca da educação em direitos humanos na
formação de professores e professoras de História, pretendemos entrevistar os/as docentes que
ministram disciplinas relacionadas à dimensão dos direitos humanos a partir de um diálogo
aberto, respeitoso e fluido, em que os afetos e subjetividades se façam partícipes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Presidente - ***.392.114-** - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - PUC - RJ
Externa à Instituição - GRACIELE MARIA COELHO DE ANDRADE GOMES
Externa à Instituição - JANAINA GUIMARAES DA FONSECA E SILVA
Notícia cadastrada em: 03/04/2025 12:06
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