Banca de DEFESA: LETICIA KARINA DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA KARINA DA SILVA SANTOS
DATA : 27/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS E ATIVIDADES PRODUTIVAS DE BEZERROS: PADRÕES DE COMUNICAÇÃO A PARTIR DO OLHAR DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS DO CAMPO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo; Escolas do campo; Educação Estatística; Educação Matemática Crítica; Padrões de comunicação; Anos iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A pesquisa versa sobre padrões de comunicação e se insere e se fundamenta nos domínios da
Educação Estatística, da Educação Matemática Crítica (EMC) e da Educação do Campo. Objetivou
compreender os padrões de comunicação que professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
em escolas do campo estabelecem entre os conteúdos estatísticos e as atividades produtivas do
município de Bezerros. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas com três
professoras que ensinavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola do campo da
rede municipal de educação de Bezerros, no Agreste de Pernambuco; e de uma entrevista com um
membro da Associação de Filhos e Amigos de Bezerros (AFABE), com a finalidade de identificar as
atividades produtivas desenvolvidas no município. Realizou-se também uma análise documental dos
organizadores curriculares do município para identificar os conteúdos estatísticos indicados para
serem trabalhados no nível de escolaridade em fico, bem como de um livro sobre a história do
município para complementar as informações sobre as atividades produzidas. Para analisá-los,
utilizamos como categorias a priori os padrões de comunicação no quadro da EMC: absolutismo
burocrático, padrão sanduíche e diálogo. As análises não nos permitiram identificar um padrão de
comunicação associado às três professoras. No entanto, o absolutismo burocrático emergiu na
produção de uma das professoras que identificou sua própria prática como tradicional. As respostas
da segunda professora podem ser associadas ao padrão sanduíche de comunicação, na medida em
que, por vezes, buscou integrar os conteúdos estatísticos às realidades dos estudantes. A terceira
professora pode ser associada ao diálogo como padrão de comunicação quando busca estabelecer
uma melhor relação entre os conteúdos estatísticos e as atividades produtivas do lugar. Tendo em
vista que as análises são balizadas nas respostas das professoras, faz-se necessário a realização de

novas investigações que contemple a produção de professores e alunos na sala de aula. Considera-
se a relevância desses resultados para a compreensão da comunicação que se estabelece nas aulas

de Estatística nos anos iniciais do Ensino fundamental e para a implementação de políticas públicas
de formação continuada de professore do município.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interno - 2321280 - JANSSEN FELIPE DA SILVA
Externa à Instituição - PAULA ANDRÉA GRAWIESKI CIVIERO
Notícia cadastrada em: 20/12/2024 10:30
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