Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE SALVADOR DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE SALVADOR DE CARVALHO
DATA : 11/12/2024
LOCAL: Centro Acadêmico do Agreste
TÍTULO:

POR UMA PEDAGOGIA CAMPESINA FEMINISTA NA AMÉRICA LATINA:
Diálogos possíveis entre Movimentos de Mulheres da CLOC - Via Campesina e da RedeLAC


PALAVRAS-CHAVES:

Mulheres em movimentos sociais do campo. Feminismo Latino-americano.
Educação do Campo. RedLAC. Movimentos de Mulheres da CLOC-Via Campesina.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

Este projeto de tese tem por objetivo geral: Investigar os elementos presentes no arcabouço político-pedagógico produzido a partir das trajetórias dos movimentos de mulheres da Coordenadoria Latino-americana de Organizações do Campo (CLOC - Via Campesina) e da Rede Latino-Americana e Caribenha de Mulheres Rurais (RedeLAC), que fazem emergir uma pedagogia campesina feminista. Delineamos como objetivos específicos: Identificar os princípios político-pedagógicos produzidos a partir das trajetórias dos movimentos de mulheres da CLOC - Via Campesina que fazem emergir uma pedagogia campesina feminista; Identificar os princípios político-pedagógicos produzidos a partir das trajetórias dos movimentos que compõem a RedeLAC que fazem emergir uma pedagogia campesina feminista; Analisar a(s)proposta(s) de educação presente(s) nos documentos produzidos nos Encontros Latino-Americanos e Caribenhos de Mulheres Rurais (ENLAC); Analisar a(s) proposta(s) de educaçãopresente(s) nos documentos das Assembleia de Mulheres da CLOC - Via Campesina; Reunir, por meio das narrativas autobiográficas das intelectuais orgânicas dos movimentos de mulheres da CLOC - Via Campesina e da RedeLAC, os elementos que sinalizem possibilidades para pensar uma pedagogia campesina feminista. No capítulo II, discorreremos sobre a trajetória das mulheres campesinas e a organização destas em movimentos sociais. Em seguida, nos debruçaremos sobre elementos históricos e conceituais do Movimento Feminismo e do Feminismo Latino-americano, bem como, suas contribuições na luta e organização das mulheres do campo. No capítulo III, resgatamos elementos históricos e conceituais sobre que educação se insere e contribui no projeto de transformação social defendido pelos movimentos sociais do campo. Além disso, analisamos como as articulações entre mulheres em movimentos do campo, Feminismo e Educação do Campo são essenciais a transformação da escola do campo. No itinerário metodológico detalhamos as opções assumidas em relação: a abordagem qualitativa; a caracterização do campo e critérios para escolha dos sujeitos; a justificativa sobre a escolha da análise documental e da entrevista narrativa como instrumentos de coleta; e da análise temática no tratamento dos dados. Por fim, apresentamos uma síntese do cronograma da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LIA PINHEIRO BARBOSA
Presidente - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Externa à Instituição - ELIENE NOVAES ROCHA
Externa ao Programa - 2377622 - JAQUELINE BARBOSA DA SILVA - nullInterno - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Notícia cadastrada em: 27/11/2024 08:51
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