CULTURA POP NA ESCOLA: celebridades, significações estudantis e repercussões
pedagógicas
consumo cultural; significação; cultura pop; cultura visual; pensamento crítico.
A presente dissertação tem como objetivo compreender como os saberes das juventudes são
construídos por meio do consumo da cultura pop e suas possíveis repercussões pedagógicas
para a educação escolar. A matriz teórica da investigação inscreve-se dentro dos Estudos
Culturais, nos quais a cultura é vista como um conjunto de práticas de construção de
significados e de representações por parte dos sujeitos. Disso deriva a perspectiva de que a
cultura pop não pode ser analisada unicamente sob a ótica do consumo passivo de símbolos.
Dessa forma, partimos do pressuposto geral de que o consumo é uma das formas
contemporâneas de reprodução social no Ocidente, influenciando as práticas de significação,
inclusive as das juventudes que estão na escola. Consumir cultura pop implica, por conseguinte,
na construção de saberes que tensionam a produção de conhecimentos na escola. Além disso,
quando discutimos as celebridades enquanto articuladoras das redes de significados que
constituem a cultura pop, podemos compreender as formas contemporâneas de identificação,
de formação de sujeitos e de maneiras de saber. Do ponto de vista metodológico, a primeira e
a segunda fase de pesquisa são exploratórias e estão compostas pelos seguintes procedimentos
de coleta de dados: revisão bibliográfica do tipo estado da arte e pesquisa bibliográfica. Já a
terceira fase de pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolve a análise de conteúdo temática de
uma obra específica que versa sobre uma reconhecida celebridade da cultura pop. O
documentário Miss Americana é trazido em tela para a compreensão crítica das possibilidades
de abordagem de temas identitários e políticos que tocam as juventudes a partir do retrato de
aspectos da carreira da cantora Taylor Swift. Assim, espera-se que a discussão de
representações e práticas de consumo da cultura pop, feitas pelas juventudes, possa auxiliar na
identificação de possibilidades para o estímulo ao pensamento crítico e para uma comunicação
educacional que propicie leituras cidadãs do mundo na escola.