Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA DE SOUZA SILVA
DATA : 22/11/2024
LOCAL: SALA VIRTUAL
TÍTULO:

O ENSINO COLABORATIVO ENQUANTO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA PARA PROFESSORES INICIANTES QUE ATUAM COM
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada; Professores Iniciantes; Inclusão Escolar; Ensino
Colaborativo; Transtorno do Espectro Autista.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

Este estudo se situa nas discussão acerca da formação de professores iniciantes para
atuação na perspectiva da Educação Inclusiva, mais especificamente, sobre a inclusão de
crianças com autismo via Ensino Colaborativo. Tem como objeto de pesquisa o Ensino
Colaborativo enquanto estratégia de formação continuada de professores iniciantes com
vistas a inclusão de crianças com autismo. O problema central do estudo é: Quais as
contribuições do Ensino Colaborativo enquanto metodologia de Formação Continuada de
professores iniciantes, com vistas a Inclusão Escolar de crianças com autismo? O
pressuposto é que a experiência de trabalho colaborativa pode viabilizar o processo de
imersão na docência de maneira a contribuir para a ressignificação dos professores
iniciantes a partir da criação de vínculos colaborativos com outros profissionais, tendo em
vista que esta ação é uma atitude compartilhada. Tem como objetivo geral analisar as
contribuições do Ensino Colaborativo enquanto metodologia de Formação Continuada de
professores iniciantes na Inclusão Escolar de crianças com autismo. Mais especificamente
objetivou-se levantar indícios dos princípios orientadores para a formação de professores e
inclusão de crianças com autismo; identificar quais ações formativas têm sido ofertadas à
professores iniciantes que atuam com crianças com autismo na rede municipal de ensino de
Caruaru/PE; Viabilizar proposições formativas via Ensino Colaborativo com vistas à
inclusão de crianças com autismo acenando para as possibilidades de constituição de
políticas públicas de formação de professores para a Educação Inclusiva. Teoricamente,
discute a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tomando como
referência a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
(Brasil, 2008), Mendes (2006, 2010), Bueno (2011), a Declaração de Salamanca (1994),
Glat (2018), Pletch (2020) e outros. A discussão sobre o Transtorno do Espectro Autista é
feita a partir de Orrú (2023), Prizant e Fields-Meyer Schmidt (2013), do DSM-V (APA,
2014), da CID-10 e CID-11, e demais autores. Para discutir a formação continuada de
professores e os desafios de ser professor iniciantes, tem-se como referência Marcelo
(1999, 2010), Huberman (2013), Príncepe e André (2019), Imbernón (2016), Franco et al.
(2023), entre outros. Os pressupostos do ensino colaborativo são teoricamente discutidos a
partir de Mendes, Vilaronga e Zerbato (2022), Glat (2018), Gately e Gately (2001), e
demais autores. O percurso metodológico é de abordagem qualitativa, fundamentado a
partir de Lüdke e André (2018) e de Gatti e André (2013), a pesquisa é do tipo
colaborativa, teoricamente ancorada em Ibiapina (2008). Como procedimentos para a
produção dos dados, será realizada a análise documental, a aplicação de questionário
(Severino, 2017) e a realização de grupo de discussão (Weller, 2013) articulado a ciclos
reflexivos. Para análise dos dados, recorrerá a análise de conteúdo a partir de Roque
Moraes (1999), via procedimento de análise temática, a partir da abordagem indutiva-
construtiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MÁRCIA DUARTE GALVANI - UFSCAR
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE - nullInterna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Presidente - 1525198 - MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO FRANCO
Notícia cadastrada em: 04/11/2024 13:58
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