RECURSOS DE PROFESSORES(AS) PARA ENSINAR A GRANDEZA ÁREA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO CAMPO
Palavras-chave: Abordagem Documental do Didático; Educação do Campo; Ensino da
Matemática; Escolas do Campo; Grandeza Área; Grandezas e Medidas; Recursos.
A pesquisa em desenvolvimento situa-se nos campos da Educação do Campo, da
Educação Matemática e da Abordagem Documental do Didático (ADD)., tem como
objetivo compreender como os(as) professores(as) que ensinam matemática selecionam,
constroem e utilizam seus recursos para ensinar a grandeza área nos anos finais do
Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas do campo de municípios do Agreste
Setentrional de Pernambuco e sua relação com as atividades produtivas desenvolvidas
pelos(as) camponeses(as). Para fundamentar a investigação apoiamo-nos nas discussões
que norteiam a Educação do Campo, a Educação Matemática - especificamente no
campo das Grandezas e Medidas – destacando a grandeza área e na noção dos recursos
ancorada na Abordagem Documental do Didático (ADD). Para situar o nosso objeto de
estudo, realizamos uma revisão da literatura nos anais das Reuniões da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e nos anais do Encontro
Nacional de Educação Matemática (ENEM). Adotamos a Metodologia de Investigação
Reflexiva (MIR), no âmbito da ADD, orienta a produção dos dados junto a seis
professores(as) que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
em escolas do campo de três municípios do Agreste Setentrional de Pernambuco.
Dentre as escolhas metodológicas incluem entrevistas semiestruturadas, a produção de
vídeos e produção de um mapa de recursos utilizado por esses professores(as) para o
ensino da grandeza área. Além disso, foi realizado um levantamento de dados
socioeconômicos e populacionais no Sistema de Informação e Recuperação Automática
(SIDRA/IBGE), considerando o número de habitantes, a situação dos domicílios e as
principais atividades produtivas – agrícolas e agropecuárias – desses municípios. Como
complemento, será realizada entrevistas com, pelo menos, um representante de cada
uma das comunidades envolvidas em cada município.