Banca de DEFESA: MARIA LUCIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUCIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 31/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

INTER-RELAÇÕES DA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, ARTE E CULTURA NO
PROJETO ARICURI: uma itinerância formativa no sertão pernambucano.


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Aricuri. Educação não escolar. Cultura Popular. Educação
Libertadora.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O presente trabalho disserta sobre as experiências educativas, artísticas e culturais do
Projeto Aricuri, situado no município de Ouricuri, Sertão do Araripe pernambucano.
Consiste em analisar a educação popular em diálogo com a cultura local desenvolvida
pelo Projeto Aricuri, contribuindo no fortalecimento das autoidentidades coletiva e
individual dos participantes. O objetivo principal é compreender as inter-relações da
educação popular com a cultura sertaneja e estas como instrumentos de construção e de
fortalecimento da autoidentidade e da cidadania dos participantes do Projeto Aricuri. Para
isso, contamos com as contribuições de autores/as, pesquisadores/as que nos norteiam no
caminho do entendimento do tema em pauta, entre outros/as: Freire (1994; 1996), Hall,
(1999), Gohn (2010; 2015), Brandão (2009), Adorno (2020) e Rancière (2012), Laraia
(1996). Abordamos como metodologia a pesquisa qualitativa e como método o Caso
Alargado, fundamentado em Yin (2001), Santos (1983) e Lage (2013) que compreende a
transagem entre a fenomenologia e a análise estrutural do acontecimento sociocultural
em foco. Para a obtenção dos dados, servimo-nos da observação participante com o
auxílio do diário de campo e das entrevistas semiestruturadas. Como análise dos dados,
apoiamo-nos em Laurence Bardin (2016) que compreende desde as fases exploratórias,
das repetições e ênfases de sentidos, da classificação dos significados, à inferência da
pesquisadora. Os resultados obtidos do presente estudo são: a força transformadora
oriunda das bases sociais, quando os sujeitos da base da pirâmide social despertam as
suas próprias potencialidades e se reúnem; Este projeto inspira-se na Pedagogia
Libertadora e aproxima-se conceitualmente na materialidade em forma de metodologia
em que os agentes são protagonistas sendo os eixos e focos : a autonomia dos sujeitos, a
dialogicidade mediada pelo mundo, o olhar do coletivo e a transformação social; O
Projeto Aricuri descobre o poder conscientizador, formativo e libertador das artes em que
a herança cultural é compreendida como identidade raiz. As artes têm servido ao longo
dos anos como fonte e caminho do Coletivo Aricuri de despertar sonhos em crianças,
jovens e idosos. O Projeto Aricuri caracteriza-se pelas práticas educativas que cultivam a
dinâmica da afetividade, do acolhimento e da inclusão como princípio fundador e
iniciante; outro traço é a escuta atenta às dores e angústias dos participantes como
mecanismo de inserção dos seus membros. Aferimos, entretanto, o poder centralizador
do coordenador, sem negar, em absoluto, a disponibilidade, o desprendimento e
dedicação do iniciador desse processo formativo não escolar. Referimo-nos,
sobremaneira, em termos de sucessão e provocação de novas lideranças, visando a
longevidade dessa experiência singular no sertão pernambucano.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1370896 - ALINE RENATA DOS SANTOS - nullInterna - 2299922 - CONCEICAO GISLANE NOBREGA LIMA DE SALLES
Presidente - 1998712 - EVERALDO FERNANDES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 11:52
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