Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIVANO ANTONIO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SERGIVANO ANTONIO DOS SANTOS
DATA : 31/07/2024
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

OS DISCURSOS DAS ESTUDANTES QUE PRATICARAM ATOS DE VIOLÊNCIA
ENTRE PARES: SUBVERTENDO A NORMATIVIDADE DISCURSIVA
FALOCRÁTICOS HETEROSSEXUAIS HEGEMÔNICOS


PALAVRAS-CHAVES:

A PREENCHER


PÁGINAS: 69
RESUMO:

No transcurso da escrita, assiná-lo a minha aproximação com o que julgo mais importante a
contemplar a violência, sobretudo, a violência física entre as estudantes do ensino médio
torna-se parte do nosso objeto de pesquisa quando tomada como um campo simbólico de
disputa de poder de onde emergem os discursos de violência, entre essas estudantes. Neste
caso, é importante dizer que todo discurso de ódio é um discurso de violência, mas nem todo
discurso de violência é um discurso de ódio. Portanto, a categoria e/ou discurso de violência,
para este trabalho, se refere a todos os discursos das estudantes que desqualificam, incitam
ou apontam para qualquer ato de violência que culmine em uso da força física, seja ela
iniciada pelo agressor ou pela vítima. Assim, fica definido o nosso entendimento sobre o
discurso de violência que iremos trabalhar. Inserido nesse contexto, o objetivo principal de
nossa tese é analisar o discurso de violência das estudantes, os sujeitos e identidades nele
constituídos, resistindo a ordem do discurso de valores falocráticos heterossexuais
hegemônicos, constituindo o gênero feminino e sua posição sujeito como regime de verdade.
Em termos metodológicos realizamos uma pesquisa de inspiração bibliográfica, documental
e empírica, com uso de entrevistas semiestruturadas, de abordagem qualitativa. A técnica de
análise dos dados se deu na perspectiva pós-estruturalista ancorada na análise do discurso de
Foucault sobre o método arqueogenealógico. O aporte teórico da pesquisa é constituído,
majoritariamente, por autoras e autores vinculados ao campo da teoria do discurso, de
gênero, de identidade e educacional. A hipótese que levantamos é de que os discursos de
violência das estudantes que praticaram violência física constituem outros sujeitos e
identidades que subvertem a ordem do discurso de valores falocráticos heterossexuais
hegemônicos, constituindo o gênero feminino e sua posição sujeito em regime de verdade.
Soma-se, ao nosso objeto de tese e à hipótese, o seguinte problema de pesquisa: o que o
discurso de violência das estudantes, os sujeitos e identidades nele constituídos nos revelam
acerca da ordem do discurso de valores falocráticos heterossexuais hegemônicos? Os
conceitos e categorias analíticas a serem considerados nesta pesquisa estão relacionados com
os objetivos de tese. Desse modo, foram mobilizadas nas análises os seguintes conceitos e
categorias: violência, discurso, estudantes, sujeitos, identidades, saber, poder,
assujeitamento, apassivamento, silenciamento, subversão e regime de verdade, a priori
definidos, o que não nos impedem de constituir outras categorias analíticas no percurso
analítico do objeto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CHARLITON JOSE DOS SANTOS MACHADO
Externa ao Programa - 2783405 - FERNANDA SARDELICH NASCIMENTO - nullInterna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externa à Instituição - PATRICIA BANDEIRA DE MELO - FJN
Notícia cadastrada em: 26/07/2024 15:31
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