Banca de DEFESA: ILZY GABRIELLE SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ILZY GABRIELLE SOARES DA SILVA
DATA : 31/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

MAPAS SENSÍVEIS DE UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA FEMINISTA MOBILIZADA

POR MESTRAS DO ALTOS DO MOURA-PE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Estética Feminista; Alto do Moura; Arte de mulheres;
Subjetividades.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

Nesta cartografia investigo se os saberes mobilizados por mulheres artesãs do Alto
do Moura, Caruaru-PE, divergem da concepção colonizada sobre o que é Educação.
concepção esta que as mantém invisibilizadas, subalternizadas e,
consequentemente, não reconhecidas como educadoras. As autoras e os autores
que me auxiliam a montar esse mapa, quem me indica caminhos, dá pistas e
apontam direções durante esse percurso são Linda Nochlin (2016), Flavia Almeida
(2010), Sissa Assis (2012), Eli Bartra (2018), e Mario de Faria Carvalho (2019) com
suas contribuições para pensar a História da Arte e a representação da mulher ao
longo do tempo. Os escritos de Claire Raymond (2019), Carolyn Korsmeyer (2014) e
Luciane Lucas dos Santos (2017) fundamentam os estudos sobre estética feminista.
Ana Mae Barbosa (1995), bell hooks (2013), Paulo Freire (1980; 1989), Jorge
Larrosa (2015) e Everaldo Fernandes da Silva (2011) contribuem com pistas para o
entendimento da experiência como fundamental para a construção dos processos
educativos e de aprendizagem. As autoras Judith Butler e Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí
contribuem para pensar sobre as construções de gênero e como tais sentidos são
experimentados pelas sociedades. Utilizo a Teoria do Imaginário proposta por
Gilbert Durand (2001) e suas contribuições para a pesquisa social como propõe
Mario de Faria Carvalho e Fernando da Silva Cardoso (2015) considerando que o
imaginário está na base de toda construção cultural, inclusive na construção de
gêneros. Apoio-me nas pistas deixadas na obra “Pistas para o método cartográfico”,
organizado por Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia , buscando
dar “língua aos afetos” como propõe Suely Rolnik, em “Cartografia Sentimental:
transformações contemporâneas do desejo” para construir mapas sensíveis a partir
de encontros de imersão e das conversas que surgem entre elas e eu. Dos saberes
e tradições mobilizados pelas mestras do Alto do Moura e da materialidade que vai
tomando forma ao toque de suas mãos emerge uma estética feminista que se
desdobrando em atuação social. A força política mobilizada pela atuação
educativo-artístico-cultural de tais mulheres têm conseguido evidenciar alguns
reflexos da imposição de papéis de gêneros na vida cotidiana da comunidade, além
do contexto histórico, político e social nos quais estão inseridas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE BERRUEZO PORTINARI
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS PAIVA
Interna - 2088709 - DANIELA NERY BRACCHI
Presidente - 1727235 - MARIO DE FARIA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 15:29
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