Banca de QUALIFICAÇÃO: JOENE MARIA CRESPO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOENE MARIA CRESPO COSTA
DATA : 25/07/2024
LOCAL: Sala virtual do CAA
TÍTULO:

ENTRE SILÊNCIOS E ENFRENTAMENTOS: A LESBOFOBIA NA
TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE ESTUDANTES DO CENTRO DE ARTES E
COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Lesbianidade; Lesbofobia; Trajetória Educacional; Universidade Pública.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Considerando a universidade pública como um espaço plural e de reconhecimento das diferenças,
este projeto tem como objetivo principal refletir sobre a LESBOfobia na trajetória educacional de estudantes do
Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste estudo,
adotaremos a média de cinco interlocutoras que se identificam como lésbicas para dialogar e construir a pesquisa.
Para chegar até as interlocutoras utilizaremos a técnica denominada "bola de neve", a qual permite uma melhor
inserção no campo a partir do auxílio de uma rede pré-definida de contatos entre as participantes. Como
instrumentos de coleta de dados utilizaremos (a) Entrevistas Narrativas, (b) Questionário Fechado, (c) Análise
Documental e (d) Diário de Campo. As respostas serão analisadas qualitativamente, utilizando a metodologia
denominada Análise de Narrativa. Essas análises serão ancoradas em uma pesquisa de campo de inspiração
etnográfica necessária para dar conta da complexidade e apreensão dos processos hermenêuticos e de construção
de sentido. A análise que será realizada tem como objetivos específicos (a) identificar as facetas da lesbofobia
vivenciadas na trajetória educacional, considerando as vivências na família, na escola e na universidade, (b)
descrever os espaços de acolhimento e de diálogo e as ações direcionadas às estudantes lésbicas no âmbito da
UFPE, (c) verificar as estratégias construídas por esse grupo para lidar ou enfrentar a lesbofobia na UFPE e (d)
analisar, a partir da percepção das discentes lésbicas, o reconhecimento das estudantes na universidade,
considerando os aspectos simbólicos e subjetivos. No referencial teórico, utilizaremos como aporte principal
autoras que dialogam com os feminismos e a lesbianidade em uma perspectiva Pós-Estruturalista/Teoria Queer.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULO SÉRGIO RODRIGUES DE PAULA
Externa à Instituição - ZULEIDE PAIVA SILVA
Interna - 1528796 - ALLENE CARVALHO LAGE
Presidente - 3480235 - MARCELO HENRIQUE GONCALVES DE MIRANDA
Externa ao Programa - 2997251 - MARIA DO CARMO GONCALO SANTOS - null
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 10:11
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