O AGIR DIDÁTICO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO
ENSINO DE GÊNEROS
Agir didático; Gestos didáticos; Ensino de gêneros.
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como se configura o agir
didático do professor dos anos iniciais no ensino de gêneros. De forma mais
específica: a) identificar as formas de planificação do agir didático no ensino de
gêneros; b) verificar quais gestos didáticos são mobilizados pelo professor ao
ensinar gêneros; c) identificar quais ferramentas de ensino são utilizadas pelo
professor ao ensinar o gênero. Assim sendo, apresenta uma abordagem
predominantemente qualitativa (Lüdke; André 2020), trata-se de uma pesquisa
de campo (Severino, 2007), onde a coleta de dados é realizada no ambiente
natural em que os fenômenos acontecem. Teoricamente, discute as dimensões
de análise do trabalho docente: o trabalho prescrito, realizado e interpretado, a
partir de Bronckart (2006), Lousada (2006) e Machado (2007). Apresenta a
noção de Engenharia didática e o que ela propõe, de acordo com as concepções
de Dolz (2016). Categoriza o agir docente, o agir didático e os gestos
profissionais mobilizados pelos professores, através dos estudos de Messias e
Dolz (2016), Schneuwly (2009), Silva (2013), Nascimento e Brum (2017), entre
outros. Discute as orientações para o ensino de gêneros em documentos oficiais,
como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997), a
Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo de Pernambuco (2019).
Dialoga sobre o ensino de gêneros nas práticas de linguagem escolares, com
base nos estudos de Marcuschi (2005), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),
Geraldi (2011), Leal e Melo (2007), Silva e Melo (2007), Antunes (2003), Leal e
Brandão (2003), entre outros.